Fique atento
AGORA: Bancos estão com alerta geral ligado e você precisa saber o que está acontecendo
06/04/2023 às 6h30

Bancos ligam alerta e você precisa saber o que está acontecendo
Os bancos brasileiros estão em alerta, por conta de tudo que está acontecendo nas últimas semanas, principalmente no Estados Unidos, e você precisa ficar ligado para não correr risco de ter o bolso afetado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Só no último mês, dois bancos norte-americanos declararam falência, além do Credit Suisse que precisou ser comprado, pois também corria um grande risco de quebrar, com isso o mercado financeiro já está em alerta geral.
Diante dessa situação, o presidente da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Isaac Sidney, afirmou que todo o sistema bancário do Brasil já está em alerta e ligado com o que está ocorrendo no Estados Unidos e na Europa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Apesar da preocupação, o rapaz elogiou a eficácia do Banco Central, que está reduzindo os desequilíbrios regulatórios nos últimos anos, além de elogiar a supervisão e monitoramento feito pela autoridade monetária no cenário do país.

As agências de bancos estão em alerta para uma possível piora na crise (Reprodução: Internet)
Por fim, Sidney reforçou que o Índice de Basileia do Brasil está acima do mínimo regulatório e afirmou que somos um exemplo de resiliência do sistema bancário. Tudo isso foi dito em um evento promovido pelo Bradesco BBI.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Lei em vigor no PR confirma proibição nos ônibus de Curitiba e atinge em cheio 1,7M de CPFs
● “Isentaram”: Fernando Sodake paralisa BATV com fim de dívida decretado em banco de Salvador, Bahia, em 2025
● Aposentados 60+ em alerta: 5 atitudes que cravam corte no benefício do INSS em 2025
Este Índice de Basileia foi criado pelo Comitê de Supervisão Bancária de Basileia, na Suíça, e é utilizado basicamente para avaliar a capacidade das instituições bancárias de suportar as perdas em relação aos seus ativos.
Como o índice está bom, isso garante que os bancos possam superar situações de crises, deixando todos no Brasil um pouco mais tranquilos com a situação que está acontecendo no Estados Unidos, mas ainda em alerta caso piore.

Presidente da Febraban deu uma tranquilizada em todos (Reprodução: Internet)
Qual a causa da crise de 2008?
Houve um colapso imobiliário no Estados Unidos, que foi causados pelas hipotecas subprime, assim gerando grande escassez nos ativos valiosos na economia de mercado e destruindo o setor financeiro.
Autor(a):
Gabriel Amaral
Eu sou Gabriel Amaral, jornalista, formado na Universidade Anhembi Morumbi em 2021. Apaixonado por qualquer tipo de esporte, torcedor do São Paulo e adoro me perder assistindo filmes e séries dos mais variados gêneros e fã da música sertaneja. Faço matérias variadas sobre as celebridades e suas mansões. gabriel.amaral@otvfoco.com.br. Minhas redes sociais são: