Bancos ligam alerta e você precisa saber o que está acontecendo
Os bancos brasileiros estão em alerta, por conta de tudo que está acontecendo nas últimas semanas, principalmente no Estados Unidos, e você precisa ficar ligado para não correr risco de ter o bolso afetado.
Só no último mês, dois bancos norte-americanos declararam falência, além do Credit Suisse que precisou ser comprado, pois também corria um grande risco de quebrar, com isso o mercado financeiro já está em alerta geral.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Diante dessa situação, o presidente da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Isaac Sidney, afirmou que todo o sistema bancário do Brasil já está em alerta e ligado com o que está ocorrendo no Estados Unidos e na Europa.
Apesar da preocupação, o rapaz elogiou a eficácia do Banco Central, que está reduzindo os desequilíbrios regulatórios nos últimos anos, além de elogiar a supervisão e monitoramento feito pela autoridade monetária no cenário do país.
Por fim, Sidney reforçou que o Índice de Basileia do Brasil está acima do mínimo regulatório e afirmou que somos um exemplo de resiliência do sistema bancário. Tudo isso foi dito em um evento promovido pelo Bradesco BBI.
Este Índice de Basileia foi criado pelo Comitê de Supervisão Bancária de Basileia, na Suíça, e é utilizado basicamente para avaliar a capacidade das instituições bancárias de suportar as perdas em relação aos seus ativos.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Como o índice está bom, isso garante que os bancos possam superar situações de crises, deixando todos no Brasil um pouco mais tranquilos com a situação que está acontecendo no Estados Unidos, mas ainda em alerta caso piore.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Qual a causa da crise de 2008?
Houve um colapso imobiliário no Estados Unidos, que foi causados pelas hipotecas subprime, assim gerando grande escassez nos ativos valiosos na economia de mercado e destruindo o setor financeiro.