Dinheiro de volta
É Lei: Bancos precisam devolver dinheiro para clientes e você precisa ver como conseguir o seu agora
09/06/2023 às 17h12
Você pode conseguir ressarcir o dinheiro que deu ao banco por muito tempo, saiba como
Vocês sabiam que é lei que os bancos são obrigados a oferecem serviços gratuitos aos clientes e caso eles tenham cobrado, terão que ressarcir todo o dinheiro que vocês entregaram ao banco?
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Alguns serviços que são obrigatórios a gratuidade são transferências, TED, Saques e extratos, tanto na conta corrente quanto na caderneta de poupança.
A determinação foi feita em 2010 por meio da resolução 3.919 e foi reforçada em 2013 pela resolução 4.196. Ainda determinam que, os bancos não são obrigados a oferecerem esses serviços, mas, caso ofereçam, precisam ser totalmente gratuitos.
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Abaixo vamos deixar duas listas de serviços gratuitos tanto para conta corrente quanto para poupança que seu banco, caso tenha te oferecido, precisa deixar totalmente gratuito.
Conta Corrente:
- Cartão de débito;
- Consulta ilimitada do saldo pela internet;
- Compensação de cheques;
- Dez folhas de cheque, contanto que tenha direito ao talão de cheques;
- Dois extratos dos últimos 30 dias;
- Duas transferências entre contas da mesma instituição;
- Extrato anual detalhado até o dia 28 de fevereiro do ano seguinte;
- Quatro saques mensais (inclusive saque por cheque);
- Segunda via do cartão de débito;
- Serviços por meios eletrônicos.
Conta Poupança:
- Cartão para movimentar a poupança;
- Consulta ilimitada de saldo pela internet;
- Dois saques por mês;
- Dois extratos dos últimos 30 dias;
- Duas transferências entre contas do mesmo banco;
- Extrato anual detalhado mês a mês;
- Segunda via do cartão;
- Serviços realizados pela internet e caixa eletrônico.
COMO EU FAÇO PARA RESSARCIR MEU DINHEIRO?
Usou alguns desses benefícios e o banco te cobrou? Saiba que você pode pedir o seu dinheiro de volta. Basta você entrar em contato com o serviço de atendimento ao cliente, via ligação ou chat, dizer que utilizou um desses serviços contratados e que foi cobrado pelo banco e pedir o ressarcimento de volta.
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Caso eles não queiram devolver o seu dinheiro, você pode abrir uma reclamação no BACEN (Banco Central), eu de prontidão eles resolverão o seu problema.
Se isso persistir, abra uma solicitação no PROCON.
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Autor(a):
Bruno Zanchetta
Sou Bruno Zanchetta, jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo. Há mais de 4 anos com experiência em redação jornalística, análise e métricas de SEO. Especialista TV Foco em matérias automotivas e esportivas, mas, escrevo um pouco de tudo. Triatleta e torcedor do São Bernardo Futebol Clube! Bruno Zanchetta no linkedin e meu e-mail profissional é: [email protected]