Bancos são atingidos após fim de serviço crucial confirmado em abril
Para a surpresa de muitos consumidores, o fim de serviço crucial em diversos bancos do país foi confirmado neste mês de abril, e atinge as maiores instituições bancárias brasileiras.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Portanto, segundo informações do portal Gov, a Receita Federal publicou no último dia 15 desse mês, que lançará um novo portal de serviços e substituindo o tão famoso e-Cac (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte).
Vale ressaltar que o e-Cac foi implantado em 2021, como um portal da receita que acompanhava consultas a diversos serviços fiscais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Assim, utilizando dados da conta bancária para bancos credenciados.
Desse modo, a modalidade surgiu como uma forma de universalizar o acesso aos serviços digitais da Receita Federal através dos dados de contas do Banco do Brasil, Itaú, Santander, entre outras instituições.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No entanto, segundo o Gov, o lançamento do novo portal de serviços chegará para substituí-lo e centralizará todos os serviços digitais em um único lugar.
Além disso, será possível ter acesso à sites como o e-social, DCTFWeb, dentre outros serviços cuja gestão é realizada de forma compartilhada com outros órgãos públicos.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Contudo, a proposta do novo portal é unificar todos os serviços e tornar o acesso muito mais simples, eficiente e simplificado. A data para o lançamento está prevista para 1° de junho deste ano.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Como é possível acessar o e-Cac?
São quatro formas de autenticação na conta Gov.Br, e a partir de hoje o e-CAC:
- Usar o seu login de usuário e senha, em que o usuário será o CPF informado na criação da conta;
- Usar uma Conta de Banco Credenciado;
- Usar um Certificado Digital dos tipos A1 ou A3 compatíveis com ICP-Brasil;
- Usar um Certificado Digital em Nuvem.