Após mudanças impostas, a Band encerrou transmissões analógicas através das antenas parabólicas
Band, Record e Globo estão entre as principais emissoras da TV. Este mês, o trio precisou tomar algumas decisões a respeito do serviço oferecido e acabou optando por cortar uma lista de transmissões.
Há algumas semanas, o canal já havia anunciado que, após a chegada de junho, encerraria o sinal analógico no satélite Star One D2, da Embratel. Outras concorrentes devem seguir o mesmo caminho.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O processo faz parte da substituição pela transmissão no formato digital. Até 2025, deve acontecer o desligamento geral, como vem sendo feito gradualmente há alguns anos nas cidades brasileiras.
De acordo com o G1, kits com os equipamentos de substituição estão sendo disponibilizados gratuitamente para famílias beneficiárias de programas sociais, que estejam com os dados registrados no CadÚnico. Essa solicitação, inclusive, já pode ser feita.
A ordem foi dada pela Anatel, que vem promovendo ações em municípios menores, onde a troca tem sido mais demorada. Desde 2010, a fabricação de TVs passou a ser feita com sinal já modernizado. Apenas os mais antigos precisaram fazer a conversão à atual tecnologia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Qual a diferença entre a TV analógica e digital?
O sinal analógico já faz parte do passado. E isso, claro, pode ser notado também através da qualidade de exibição das emissoras, como Globo, Record e Band, que trabalham em cima da digitalização, oferecendo uma imagem totalmente diferenciada da antecessora.
De forma mais técnica, a transmissão analógica utilizava ondas eletromagnéticas contínuas, enquanto a digital usa uma corrente de bits, em códigos binários, vista também na linguagem digital de PCs, CDs, DVDs e celulares, transformando sons e cores em bits.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE