As principais emissoras do país, como a Band, estão dando adeus ao sinal analógico, o que ainda atinge milhões de brasileiros
Todo mundo das gerações mais velhas já lidaram com o problema do vento tirar a antena de posição e atrapalhar o sinal da TV. Muitas vezes, na posição em que ela ficava, pegava uma emissora perfeitamente, mas a outra cheia de chuvisco.
A Band, portanto, confirmou o encerramento de seu sinal de TV, com data marcada. A Globo já passou pelo mesmo processo e você precisa se atentar para que não fique sem acesso aos seus canais preferidos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o portal ‘Antenados na Sky e Cia’, a emissora do Morumbi emitiu um comunicado em que deixará de transmitir através do satélite Star One D2, na posição 70° West.
A data está estabelecida e será a partir do dia 30 de junho. Portanto todos aqueles que ainda contam com o sinal de TV analógico devem se preparar. Para seguir com as transmissões, precisar ter o sinal de TV digital.
Isso porque, visando uma melhor qualidade de transmissão para todos os brasileiros, o governo criou o programa Digitaliza Brasil. A ideia é acabar com o sinal analógico de todas as televisões e todos contar apenas com o sinal digital.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Globo também deu adeus ao sinal analógico
De acordo com o portal ‘G1’, no dia 31 de dezembro de 2023, dezenas de cidades do Piauí tiveram o sinal encerrado: “O sinal analógico de televisão foi desligado em dezenas cidades do Piauí na virada no ano”, destacou o site.
O desligamento se deu por conta da Agência Nacional de Telecomunicações, não só no estado da Região Nordeste, mas também em todas as outras regiões do país.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Com o fim do sinal analógico, milhares de pessoas perderam o acesso a assistir televisão, até mesmo dos canais abertos, como a Globo. Por conta disso, o G1 trouxe todos os detalhes de como contar com o sinal digital.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Aqueles beneficiários de programas sociais federais contam com acesso gratuito ao receptor de TV Digital e também com a instalação gratuita. Caso não seja, precisa ficar de olho na data de fabricação de sua televisão.
Isso porque as televisões fabricadas a partir de 2010 já aceitam o sinal digital normalmente, basta apenas ter a antena UHF e apontar para a torre da cidade. No caso da TV fabricada antes de 2010, pode ser que ela não tenha o conversor interno.
Neste caso, o brasileiro precisará comprar um conversor, que custa entre R$40 e R$60 e depois apontar a antena UHF para a torre digital da cidade. Basta ligar para a Anatel, caso não saiba para qual lado apontar a antena.
Como fazer para assistir a Globo ao vivo?
Caso ainda não tenha condições de comprar um conversor para a sua televisão, é possível assistir a programação ao vivo da Globo através da plataforma de streaming Globoplay. Basta realizar o login, gratuito, para ver a transmissão ao vivo.