Através de um jornal da Band, detalhes de uma nova lei da Anvisa foram expostos e podem impactar milhões de brasileiros
A Band News divulgou uma notícia impactante sobre uma decisão da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Uma nova lei mudou completamente a forma de consumir alimentos no Brasil.
Uma reportagem deu detalhes dos bastidores dessa tomada de decisão. O órgão se mobilizou para dar melhores condições de brasileiros se informarem na hora de consumir um alimento.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Anvisa determinou novas regras nos produtos industrializados para auxiliar brasileiros a fazerem melhores escolhas no consumo. Desde 2022, produtos industrializados possuem em seus rótulos informações de ingredientes que podem ser prejudiciais.
De acordo com a Band News, foi uma discussão de três anos que determinou a mudança nos rótulos. O processo foi aberto em 2017 e finalizado em 2020. Houve a elaboração de várias etapas técnicas até a elaboração desses novos rótulos.
Antes disso, um grupo de trabalho detalhou diagnósticos que pudessem mostrar o quanto esses ingredientes podem ser prejudiciais. Com isso, novas regras foram estabelecidas e publicadas na RDC Nº 429, e começaram a vigorar em 9 de outubro de 2022.
As principais atualizações da legislação referem-se à tabela de informações nutricionais e ao selo de rotulagem frontal. A tabela de informação nutricional já é conhecida pelos brasileiros e, desde 2001, é obrigatória nos rótulos dos alimentos.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
MUDANÇAS NOS RÓTULOS
Entretanto, uma pesquisa realizada pelo Instituto de Defesa do Consumidor (IDEC), em 2016, com mais de 2,5 mil pessoas, apontou que 40% dos consumidores têm dificuldade de entendê-la.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Atualmente, esses rótulos fazem um alerta a 3 ingredientes que são queridinhos das grandes empresas e que ajudam a tornar esses alimentos mais saborosos.
QUAIS SÃO OS TRÊS PIORES INGREDIENTES APONTADOS PELA ANVISA NOS RÓTULOS?
Açúcar adicionado, sódio e gordura saturada estão presentes na maior parte dos alimentos industrializados. Em excesso, esses ingredientes podem fazer muito mal, seja a curto ou longo prazo.