Vigilância Interdita Bar amado em Cuiabá, MT, por insalubridade após descoberta de baratas e veneno, gerando alerta da Anvisa
A vigilância sanitária de Cuiabá, MT, deu início a um alerta após interditar um bar tradicional da cidade por condições insalubres em suas instalações.
A inspeção revelou a presença de baratas e outros problemas que comprometem a segurança alimentar do estabelecimento, levando à ação imediata da Anvisa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O TV Foco, a partir do seu time de especialistas e das informações do G1 da Globo, detalha agora ação da vigilância sanitária em bar de Cuiabá.
Bar fechado pela vigilância sanitária
No dia 7 de janeiro desse ano, a Secretaria Municipal de Ordem Pública de Cuiabá intensificou as fiscalizações no Centro da cidade, resultando no fechamento de estabelecimentos comerciais devido a diversas irregularidades sanitárias e estruturais.

A “Operação Retomada” visa garantir o cumprimento das normas de saúde pública e segurança nos locais que atendem ao público.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Eduardo Leite ciente no RS: Anvisa fecha as portas de fábrica de carne em Porto Alegre ao flagrar podridão
● 65kg de comida podre: Vigilância Sanitária interdita restaurante n°1 no RJ após descoberta e Anvisa aciona alerta
● Pelo de roedor: ANVISA confirma proibição de tempero nº1 das donas de casa 50+ por descoberta assustadora
Bar interditado
- Fiscais da Vigilância Sanitária encontraram alimentos vencidos há até quatro meses na Rua Bandeirantes.
- Os alimentos incluíam arroz, feijão, caldo de carne, macarrão instantâneo, bolacha de água e sal e farinha de milho.
- Lixeiras abertas com acúmulo de mosquitos indicavam condições insalubres no local.
- O proprietário do bar já havia sido notificado anteriormente sobre as irregularidades.
- Devido à reincidência, o bar foi interditado pela Vigilância Sanitária.
Mais portas fechadas
Na Avenida Tenente Coronel Duarte, próximo ao Morro da Luz, outro bar foi alvo de fiscalização. Foram identificadas fezes de baratas e veneno de rato próximos aos alimentos comercializados, além da ausência de extintor de incêndio e alvará de funcionamento.
O estabelecimento também apresentava problemas de higiene nos banheiros, como a falta de papel toalha e sabonete líquido, e a estufa de salgados estava desligada, comprometendo a qualidade dos produtos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No Bairro do Porto, próximo ao Aquário Municipal, um bar foi notificado devido à infestação de pragas e à falta de alvará de funcionamento.
A Vigilância Sanitária e o Corpo de Bombeiros identificaram condições insalubres e a ausência de documentação necessária para o funcionamento do estabelecimento. O orientador orientou o proprietário a regularizar a situação no prazo de 30 dias, sob pena de interdição.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Por fim, não divulgaram os nomes dos bares, por isso não é possível verificar sua situação atual.
Como fazer uma denúncia para a Vigilância Sanitária?
Para denunciar à Vigilância Sanitária, siga estes passos:
- Identifique o órgão competente: No Brasil, as Vigilâncias Sanitárias estão presentes em níveis federal, estadual e municipal. Para denúncias relacionadas a produtos ou serviços de saúde, você pode entrar em contato com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
- Utilize canais de comunicação: A Anvisa disponibiliza a plataforma Fala.BR para o registro de manifestações, incluindo denúncias. Além disso, é possível realizar denúncias por meio do telefone 136, que é o Disque Saúde, disponível em todo o território nacional.
- Forneça informações detalhadas: Ao registrar a denúncia, forneça o máximo de informações possíveis. Como nome e endereço do estabelecimento, descrição detalhada da infração e, se possível, evidências como fotos ou documentos.
- Mantenha o sigilo: Você pode optar por realizar a denúncia de forma anônima ou sigilosa, conforme sua preferência. No entanto, fornecer informações de contato pode facilitar o acompanhamento do processo.
- Acompanhe o andamento: Você pode acompanhar o andamento da denúncia registrada por meio dos canais mencionados e garantir que a situação apure devidamente.
CONCLUSÃO
Por fim, as ações realizadas pela Secretaria Municipal de Ordem Pública refletem o compromisso em assegurar que os estabelecimentos comerciais cumpram as normas sanitárias e de segurança. Assim, protegendo a saúde e o bem-estar da população cuiabana.
Porém, a continuidade dessas fiscalizações é fundamental para a manutenção de um ambiente urbano seguro e saudável.
Veja também matéria especial sobre: Pão com barata: Vigilância Sanitária faz denuncia contra supermercado n°1 e aciona alerta da Anvisa.