ALERTA!

Barata viva na comida: Descoberta horripilante em restaurante nº1 faz a ANVISA ligar o alerta em SP

02/04/2025 às 4h00

Por: Lennita Lee
Imagem PreCarregada
Barata encontrada viva em comida acende alerta da ANVISA (Foto Reprodução/Montagem/Tv Foco/Canva/Lennita)

Situação liga o alerta da ANVISA após flagra de barata viva em prato tradicional em restaurante nº1 no litoral de São Paulo

No dia 23 de janeiro de 2025, um restaurante super aclamado e nº 1 em pokes havaianos em Santos, litoral de São Paulo, ligou o alerta da ANVISA após uma grave denúncia e descoberta horripilante.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Isso porque um cliente, o qual também é um famoso da televisão, encontrou uma barata viva em sua refeição e colocou em xeque os protocolos de higiene do estabelecimento.

Sendo assim, a partir dos dados expostos no portal O Fuxico, Tribuna e G1, a equipe especializada em fiscalizações e serviços do TV Foco traz abaixo todos os detalhes dessa operação:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A denúncia

Quem fez a notícia foi o ator e produtor Tales Ordakji, de 27 anos, o qual jantava com dois amigos quando se deparou com o inseto no poke havaiano que havia pedido.

Tales Ordakji denunciou presença de baratas em poke havaiano (Foto Reprodução/Montagem/Fuxico)

Segundo ele, a barata estava prensada entre o salmão e o arroz. “Foi tanto nojo ali. Poderia ter morrido se tivesse comido e contraído alguma das sérias doenças transmitidas por baratas.”

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Tales prontamente chamou o garçom e relatou o ocorrido. O grupo decidiu sair sem pagar a conta, com a autorização do gerente.

Thumbnail Video Youtube

Posteriormente, o ator registrou um Boletim de Ocorrência (BO) e acionou seu advogado para processar o restaurante, o que também deve ter levantado o alerta da ANVISA, bem como da Vigilância Sanitária local, conforme dito acima.

Posicionamento do restaurante

À época, o restaurante, o qual teve a sua identidade preservada pelas fontes, declarou que lamentou profundamente o ocorrido e pediu desculpas ao cliente:

“Externamos imediatamente nosso pedido de desculpas e oferecemos qualquer suporte necessário” – Afirmou em nota.

Imagens da barata viva na comida servida em restaurante (Foto Reprodução/Montagem/Metrópoles)

Os responsáveis pelo estabelecimento também garantiram que nunca haviam enfrentado episódios semelhantes e reforçaram que possuem todos os certificados de dedetização em dia:

“Prezamos pelo mais absoluto compromisso com a higiene e qualidade dos ingredientes utilizados.”

Devido a falta da identificação não conseguimos identificar a situação atual do restaurante bem como manifestações extras.

O que dizem especialistas sobre a presença de baratas na cozinha?

De acordo com o G1, os biólogos Rafael Silva e Ricardo Samelo analisaram imagens e identificaram a barata como uma Blatella germanica, também conhecida como “barata de cozinha”.

Segundo Samelo, este inseto costuma se esconder em armários e gavetas, sendo uma praga comum em restaurantes.

Barata foi identificada como barata de cozinha (Foto Reprodução/Internet)
Barata foi identificada como barata de cozinha (Foto Reprodução/Internet)

“Elas visitam lixeiras e podem carregar patógenos perigosos, contaminando alimentos com vírus, bactérias e fungos” – Alertou

Portanto, destacaram a importância da dedetização constante e da rigorosa higienização de utensílios.

Conclusão:

Em suma, um caso acendeu um alerta para a segurança alimentar em restaurantes renomados após a denúncia contra um restaurante de poke havaiano em Santos.

A ação movida por Tales Ordakji pode gerar precedentes importantes, principalmente quanto a uma intensificação maior nas fiscalizações em locais do tipo.

Para clientes, fica o alerta de que mesmo estabelecimentos premiados devem manter padrões rigorosos de higiene para evitar situações semelhantes.

Mas, para saber mais sobre outros casos envolvendo a ANVISA, clique aqui.*

Anvisa
barata
Poke
restaurante
Restaurante Japonês
SP
Tales Ordakji

Autor(a):

Meu nome é Lennita Lee, tenho 34 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora e voltei para essa cidade para recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever.Minha maior paixão sempre foi dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras. Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ...Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.