A vigilância interditou três restaurantes na praça de alimentação de shopping popular; veja o que eles acharam
A praça de alimentação de um dos shoppings mais populares do Brasil foi alvo de uma operação extensa da Vigilância Sanitária.
Em resumo, a vigilância monitora e fiscaliza produtos, serviços e ambientes para garantir que atendam aos padrões de saúde e segurança.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A responsabilidade com a saúde pública se torna ainda maior quando o assunto se refere a áreas de grande circulações de pessoas, conforme aconteceu no dia 12/09/2024.
AÇÃO DA VIGILÂNCIA SE DEPARA COM CONDIÇÕES INSALUBRES
Primeiramente, consumidores do ParkShopping, no Guará, no Distrito Federal, fizeram denunciaram aos órgãos responsáveis uma possível infestação de insetos. Logo, a vigilância promoveu uma ação imediata.
Segundo o portal da Globo, o G1, os agentes logo se depararam com baratas no chão, próximos das mesas e dos estabelecimentos da praça de alimentação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Por isso, a vistoria se estendeu as câmaras frias, lixeiras e depósitos do local. O resultado? A interdição parcial da praça de alimentação.
Em resposta a inspeção chocou a todos. Além das baratas, foram encontradas falhas graves em câmaras frias e depósitos de alimentos. O resultado? A interdição parcial da praça de alimentação.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Três estabelecimentos tradicionais foram mais afetados pela vistoria
- Todos os estabelecimentos estão localizados na praça de alimentação do ParkShopping.
- A praça de alimentação foi reaberta ao público no mesmo dia, entre 10h e 13h.
- Três restaurantes foram os mais afetados pela fiscalização: Brasil Vexado, Marietta e O Árabe do Brasil.
- Os três restaurantes foram fechados até que as irregularidades fossem resolvidas.
COMUNICADOS E SITUAÇÃO ATUAL
O portal G1 entrou em contato com o Brasil Vexado após a ação da Vigilância Sanitária e informou que já realizou uma ação de limpeza solicitada.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, o estabelecimento informou que está com toda a documentação regularizada, e já retomou as suas atividades regulares.
Ademais, o Árabe do Brasil também comunicou ao portal que o fechamento temporário ocorreu apenas para uma reorganização interna, mas que baratas não foram encontradas no local.
Por fim, O Marietta informou por telefone que fechou a loja para realizar serviços de manutenção solicitados pelo órgão fiscalizador.
Segundo o restaurante, a reabertura não ocorreu porque os reparos começaram imediatamente após a vistoria da Vigilância Sanitária.
Nota do Shopping
Além dos restaurantes, o ParkShopping também fez um pronunciamento. “A administração apresentou toda a documentação solicitada pelo órgão e realizou os procedimentos solicitados.“, disse.
Bem como, Secretaria de Saúde do Distrito Federal, por meio da Diretoria de Vigilância Sanitária, explicou que realiza inspeções regulares nos estabelecimentos e orienta as adequações necessárias.
Ainda em nota, afirmou: “A Secretaria de Saúde do DF (SES-DF) informa que a Diretoria de Vigilância Sanitária (Divisa) realiza rotineiramente visitas de inspeção, orientando adequações nos estabelecimentos e registra que não há interdição no referido espaço”.
Considerações Finais
A operação da Vigilância Sanitária no ParkShopping destacou a importância de uma fiscalização rigorosa em áreas de grande circulação de pessoas.
A resposta rápida das autoridades sanitárias, juntamente com os esclarecimentos fornecidos pelos restaurantes e pelo shopping, reforça a importância de uma vigilância constante e de ações corretivas eficazes para proteger a população.
Os estabelecimentos ressaltaram seu compromisso em manter os padrões de segurança alimentar e atender às exigências sanitárias.
Assim, o episódio serve como um alerta para a manutenção de padrões rígidos de higiene em locais de alimentação, ressaltando a necessidade de vigilância contínua para evitar riscos à saúde pública.
Qual a relação da Anvisa com a Vigilância Sanitária?
A Anvisa supervisiona e coordena as ações da Vigilância Sanitária em todo o país. Ela estabelece normas e diretrizes, enquanto a Vigilância Sanitária dos estados e municípios executa essas medidas localmente.
Dessa forma, a Anvisa garante a uniformidade e a eficiência nas ações de saúde pública em nível nacional.