Tudo sobre as duas proibições da Anvisa que acabaram atingindo restaurantes populares após flagra de falta de higiene e baratas
A título de informação, o órgão Anvisa tem como principal finalidade institucional promover a proteção da saúde da população, por intermédio do controle sanitário da produção e consumo de produtos e serviços submetidos à vigilância sanitária.
Assim, com alerta de nojeira, flagra de baratas, nesta quarta-feira (10), vocês irão relembrar tudo sobre a interdição urgente da ANVISA contra 2 populares de shoppings que acabou gerando choque nos consumidores.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Acontece que, em 2022, a Anvisa anunciou o fechamento de dois restaurantes extremamente famosos nos shoppings por problemas de higiene, baratas e comida vencida. Segundo informações da CNN, a Anvisa interditou um restaurante do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), após identificar a presença de baratas.
De acordo com a Anvisa, “a presença dos insetos foi observada no estabelecimento Spoleto. A Anvisa ainda informou, em nota, que o restaurante só será autorizado a reabrir quando provar que conseguiu eliminar a infestação.
Para quem não sabe, Viracopos é um dos maiores aeroportos de passageiros e o maior de cargas do Brasil. Em 2022, o terminal recebeu fluxo de 14 milhões de pessoas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em nota, a Aeroportos Brasil Viracopos disse que o fechamento ocorreu em uma área isolada da praça de alimentação e que sempre orienta os lojistas sobre obrigações previstas em contrato e agora se coloca à disposição para solucionar os problemas indicados.
“Vale contextualizar que o aeroporto possui hoje 171 operações comerciais, sendo 55 de alimentação. A expectativa é que as lojas cumpram as exigências do órgão e estejam aptas para reabrir na próxima semana. A concessionária informa que recebeu, no início da tarde desta sexta-feira (10/11), uma Notificação Sanitária da Anvisa para prestar esclarecimentos sobre a ocorrência dentro de cinco dias e que irá cumprir com a determinação do órgão no prazo estabelecido”, diz o texto da nota.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Internação e risco grave: Ana Paula Araújo para BDBR com alerta máximo da ANVISA sobre remédio nº1 do Brasil
● Risco grave: ANVISA emite decreto contra produto nº1 das donas de casa e retira dos supermercados
● Atenção, mães: ANVISA acaba de emitir alerta contra produto nº1 e indispensável para bebês após descoberta
Não foi encontrado posicionamento do estabelecimento a respeito do assunto, porem, o espaço no TVFOCO segue aberto para tal.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em seguida, vamos falar sobre o restaurante Parmê do Norte Shopping, no Cachambi, zona norte do Rio de Janeiro, que foi lacrado durante uma fiscalização.
Os agentes da Delegacia Especial de Crimes Contra o Consumidor e da Vigilância Sanitária encontraram mais de 100 quilos de alimentos impróprios para consumo, na ocasião, fora do prazo de validade ou em desacordo com as normas para armazenagem e acondicionamento.
Entre eles havia frios, molhos, carnes, linguiça e camarão que eram mantidos fora de temperatura adequada e sem proteção. Os produtos foram descartados.
Na época, o Norte Shopping informou que colaborou com a operação realizada pela Vigilância Sanitária e aguarda a adequação do restaurante para que volte a funcionar. Não encontramos nenhum pronunciamento a respeito da rede de restaurantes, mas o espaço segue em aberto.
Qual é a atual situação do Parmê do Norte Shopping?
Uma rápida pesquisa no Google mostra que o restaurante localizado no Norte Shopping do RJ continua aberto. Ou seja, eles já cumpriram as determinações da Anvisa e voltaram a ficar em regularidade com as normas impostas pela Vigilância Sanitária.
No ocorrido, o gerente do restaurante foi preso em flagrante com base na Lei dos Crimes Contra as Relações de Consumo. A pena varia de 2 a 5 anos de prisão.
Não foi encontrado posicionamento do estabelecimento a respeito do assunto, porem, o espaço no TVFOCO segue aberto para tal.