Podem matar
O flagra da ANVISA contra 4 populares desmascarado no JN: “Proibidos”
01/07/2024 às 17h32
Renata Vasconcellos, ao vivo no Jornal Nacional, entrega flagra da Vigilância Sanitária contra produtos populares consumidos pelos brasileiros
Renata Vasconcellos entrou ao vivo no Jornal Nacional, no dia 6 de dezembro de 2023, com um flagra feito pela Anvisa sobre Batata e Feijão que podem matar caso sejam consumidos em excesso.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
4 populares produtos que convivem o dia a dia com milhares de famílias brasileiras foram ‘proibidos’ pela Anvisa e precisaram da atenção especial dos consumidores para evitarem quaisquer tipos de contaminações futuras.
De acordo com informações de Renata Vasconcellos, ao vivo no Jornal Nacional: “A Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Anvisa, divulgou o resultado da avaliação de resíduos de agrotóxicos de 2022. 1 em cada 4 alimentos de origem vegetal, tinham resíduos de pesticidas proibidos ou em nível acima do permitido. A Anvisa analisou mais de 1700 amostras de alimentos como batata, café, laranja e feijão em todas as regiões”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo o Mundo Educação, o uso de agrotóxicos é comum entre grandes produtores de alimentos, grandes empresas e grandes distribuidores. A ideia é conseguir combater pragas que podem danificar alimentos enquanto eles ainda estão no pé ou na terra.
A Anvisa estabeleceu um nível determinado de substâncias que são permitidas para uso e que não afetam diretamente a saúde da pessoa que consome o alimento e da pessoa que está inserindo no alimento esse produto tóxico.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os riscos são grandes e podem ocasionar problemas em curto, médio e longo prazo, a depender da substância utilizada e do tempo de exposição ao produto. Pesquisas apontam que ocorrem mais de 200 mil mortes por ano no mundo em virtude de problemas gerados pelo uso de agrotóxicos, sendo que a maioria ocorre em países em desenvolvimento.
É CRIME, PELA ANVISA, USAR AGROTÓXICOS?
Lei dos Agrotóxicos (Lei 7.802/89), a Lei dos Crimes Ambientais (Lei 9.605/98) e o Código Penal disciplinam o uso indevido de substâncias que causam algum dano à saúde humana, mas não têm penalidades específicas para o uso indevido e excessivo de agrotóxico.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Risco de intoxicação: ANVISA baixa proibição contra produto n°1 e indispensável às donas de casa
● Internação e risco grave: Ana Paula Araújo para BDBR com alerta máximo da ANVISA sobre remédio nº1 do Brasil
● Risco grave: ANVISA emite decreto contra produto nº1 das donas de casa e retira dos supermercados
Autor(a):
Bruno Zanchetta
Sou Bruno Zanchetta, jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo. Há mais de 4 anos com experiência em redação jornalística, análise e métricas de SEO. Especialista TV Foco em matérias automotivas e esportivas, mas, escrevo um pouco de tudo. Triatleta e torcedor do São Bernardo Futebol Clube! Bruno Zanchetta no linkedin e meu e-mail profissional é: [email protected]