Renata Vasconcellos, ao vivo no Jornal Nacional, entrega flagra da Vigilância Sanitária contra produtos populares consumidos pelos brasileiros
Renata Vasconcellos entrou ao vivo no Jornal Nacional, no dia 6 de dezembro de 2023, com um flagra feito pela Anvisa sobre Batata e Feijão que podem matar caso sejam consumidos em excesso.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
4 populares produtos que convivem o dia a dia com milhares de famílias brasileiras foram ‘proibidos’ pela Anvisa e precisaram da atenção especial dos consumidores para evitarem quaisquer tipos de contaminações futuras.
De acordo com informações de Renata Vasconcellos, ao vivo no Jornal Nacional: “A Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Anvisa, divulgou o resultado da avaliação de resíduos de agrotóxicos de 2022. 1 em cada 4 alimentos de origem vegetal, tinham resíduos de pesticidas proibidos ou em nível acima do permitido. A Anvisa analisou mais de 1700 amostras de alimentos como batata, café, laranja e feijão em todas as regiões”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo o Mundo Educação, o uso de agrotóxicos é comum entre grandes produtores de alimentos, grandes empresas e grandes distribuidores. A ideia é conseguir combater pragas que podem danificar alimentos enquanto eles ainda estão no pé ou na terra.
A Anvisa estabeleceu um nível determinado de substâncias que são permitidas para uso e que não afetam diretamente a saúde da pessoa que consome o alimento e da pessoa que está inserindo no alimento esse produto tóxico.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os riscos são grandes e podem ocasionar problemas em curto, médio e longo prazo, a depender da substância utilizada e do tempo de exposição ao produto. Pesquisas apontam que ocorrem mais de 200 mil mortes por ano no mundo em virtude de problemas gerados pelo uso de agrotóxicos, sendo que a maioria ocorre em países em desenvolvimento.
É CRIME, PELA ANVISA, USAR AGROTÓXICOS?
Lei dos Agrotóxicos (Lei 7.802/89), a Lei dos Crimes Ambientais (Lei 9.605/98) e o Código Penal disciplinam o uso indevido de substâncias que causam algum dano à saúde humana, mas não têm penalidades específicas para o uso indevido e excessivo de agrotóxico.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE