A ANVISA cravou a proibição contra o alimento amado e tradicional na mesa dos brasileiros
Vinculada ao Ministério da Saúde e sempre promovendo a segurança de todos quando o assunto diz respeito a higiene de produtos e serviços, a ANVISA teve uma proibição cravada na Globo.
É importante ressaltar que, o barramento da Agência Nacional de Vigilância Sanitária diz respeito a um alimento tradicional e bastante amado pelos brasileiros: pães! Assim, marcas como Bauducco, Panco, WickBold e Pullman, foram atingidas diretamente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Durante uma edição do ‘Bom Dia Alagoas’, foi apresentado aos telespectadores uma proibição da ANVISA sobre o produto que é consumido bastante pela população. Mas, a informação principal diz respeito somente a classe integral, visto que novas determinações foram cravadas.
“Quem costuma comer pão integral deve ter percebido que a embalagem do produto está diferente. É que uma determinação da ANVISA, ainda do ano passado (2023), obriga os fornecedores a colocar na embalagem dos pães integrais o percentual de farinha integral utilizada na fabricação.”, disse o apresentador do telejornal da afiliada da Globo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Mas mesmo com a mudança, é importante olhar a lista de ingredientes que fica perto ali da tabela de nutricional e assim comer sem peso na consciência.”, completou ele.
Vale lembrar que, com a nova regra da ANVISA, é preciso ter pelo menos 30% de ingredientes integrais na composição do produto como um todo para ser considerado pão integral.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Atenção, mães: ANVISA acaba de emitir alerta contra produto nº1 e indispensável para bebês após descoberta
● Risco de câncer : Anvisa baixa proibição contra 3 produtos de marca de n° 1 das mulheres
● Anvisa faz proibição contra tempero n°1 das donas de casa e +1 popular e retira de mercado após descoberta
As marcas foram pegas de surpresa com a nova lei e tiveram que se adaptar o mais rápido possível para serem aceitas no mercado sem sofrerem punições e serem barradas. Vale lembrar que, a legislação entrou em vigor em abril de 2023.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O que são alimentos integrais?
Segundo o portal ‘IDEC’, para ser considerado integral, o alimento necessita de algumas características padrões. Uma delas se trata do fato de terem algumas camadas dos seus grãos preservados, como o endosperma amiláceo, farelo e gérmen, sem considerar as cascas para aqueles que tiverem.
Em tese, a camada mais externa se chama farelo, a intermediária é o endosperma amiláceo e a mais interna é o gérmen do cereal.
Assim, quando o arroz passa pelo processamento, o farelo e o gérmen são retirados, surgindo as seguintes variações: o arroz integral e o polido (arroz branco).
Na versão integral, vale destacar, o alimento possui o farelo e o gérmen preservados e por conta disso ele leva mais tempo para cozinhar.