Alerta assustador da ANVISA com nova proibição
A Anvisa emitiu um alerta assustador com uma nova proibição e vocês ficam por dentro de todos os detalhes nesta sexta-feira (15).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Com direito a nada mais, nada menos que Nestlê, Bauducco e Sadia atingidas, a nova proibição em pães é confirmado em março e acabou pegando muita gente de surpresa.
De acordo com informações do portal Folha BV, a Anvisa revelou que autoridades brasileiras monitoraram 28% dos produtos industrializados em 2020 e 2021 e constataram que não atenderam às metas de redução de sódio.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Sendo assim, as informações dão conta ainda de que dentre as categorias que se encaixam nos estados mais críticos, podemos citar biscoito salgado, bolos prontos sem recheio, hambúrgueres, misturas para bolo aerado, mortadela conservada em refrigeração, pães de forma, queijo muçarela e requeijão.
Ou seja, a informação acaba atingindo grandes marcas do mercado, como as citadas acima. Segundo a agência, foi observado melhorias em categorias como biscoitos doces tipo maria e maisena.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ainda segundo o que foi divulgado pela fonte, o monitoramento foi realizado através da coleta de amostras de produtos industrializados em estabelecimentos comerciais, seguindo um plano amostral nacional, e analisadas em laboratórios centrais de Saúde Pública.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
E as informações não param por aí. Recentemente, durante uma edição do ‘Bom Dia Alagoas’, foi apresentado aos telespectadores uma proibição da ANVISA sobre o produto que é consumido bastante pela população. Mas, a informação principal diz respeito somente a classe integral, visto que novas determinações foram cravadas.
Na ocasião, marcas como Bauducco, Panco, WickBold e Pullman, foram atingidas diretamente.
“Quem costuma comer pão integral deve ter percebido que a embalagem do produto está diferente. É que uma determinação da ANVISA, ainda do ano passado (2023), obriga os fornecedores a colocar na embalagem dos pães integrais o percentual de farinha integral utilizada na fabricação.”, disse o apresentador do telejornal da afiliada da Globo.
O que aconteceu com a Anvisa?
“Mas mesmo com a mudança, é importante olhar a lista de ingredientes que fica perto ali da tabela de nutricional e assim comer sem peso na consciência.”, completou ele. Vale lembrar que, com a nova regra da ANVISA, é preciso ter pelo menos 30% de ingredientes integrais na composição do produto como um todo para ser considerado pão integral.
A saber, a legislação entrou em vigor em abril de 2023. Por fim, ressaltamos ainda que, segundo o portal ‘IDEC’, para ser considerado integral, o alimento necessita de algumas características padrões. Uma delas se trata do fato de terem algumas camadas dos seus grãos preservados, como o endosperma amiláceo, farelo e gérmen, sem considerar as cascas para aqueles que tiverem.