Eita: Nova lei da ANVISA atinge marcas de pães em peso e 2 famosas foram desmascaradas
A Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, órgão responsável pela regulamentação da fabricação de alimentos e serviços de saúde, adotou novas regras para rotulagem de alimentos, pegando em cheio as marcas famosas de comercialização de pães.
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Agora, com as novas regras da Anvisa, as empresas devem se adequar a rotulagem de produtos integrais, como pães, torradas e biscoitos.
É que desde o ano passado, as empresas foram obrigadas a especificar a quantidade de ingredientes integrais em produtos integrais, sendo que ele deve ter pelo menos 30% de desses ingredientes para serem considerados integrais.
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Além disso, a nova lei da Anvisa obrigada as empresas a colocarem a porcentagem destacada na embalagem, para que os clientes possam escolher o melhor produto na hora da compra.
“Aqueles pães que destacavam a alegação de serem 100% integrais, na verdade, possuem uma composição que varia entre 37,9% a 65,9% de ingredientes integrais”, explica advogado do programa de Alimentação Saudável e Sustentável do Idec, Leonardo Pillon, ao mencionar o motivo da adequação.
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As marcas foram pegas de surpresa com a nova lei e tiveram que se adaptar. Duas foram denunciadas pelo IDEC, mas já se adaptaram, sendo elas a Nutrella e Wickbold.
Qual o motivo da denúncia?
O motivo por trás da denúncia contra a Nutrella e a Wickbold, foram as propagandas enganosas feitas pela empresa, mais especificamente nas linhas de pães integrais das linhas 100% NATURAL e 100% Nutrição, das respectivas marcas.
É que houve uma mudança recente nos rótulos, que pode induzir os consumidores ao engano em suas escolhas alimentares, o que é proibido pelo CDC (Código de Defesa do Consumidor).