Eita: Nova lei da ANVISA atinge marcas de pães em peso e 2 famosas foram desmascaradas
A Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, órgão responsável pela regulamentação da fabricação de alimentos e serviços de saúde, adotou novas regras para rotulagem de alimentos, pegando em cheio as marcas famosas de comercialização de pães.
Agora, com as novas regras da Anvisa, as empresas devem se adequar a rotulagem de produtos integrais, como pães, torradas e biscoitos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
É que desde o ano passado, as empresas foram obrigadas a especificar a quantidade de ingredientes integrais em produtos integrais, sendo que ele deve ter pelo menos 30% de desses ingredientes para serem considerados integrais.
Além disso, a nova lei da Anvisa obrigada as empresas a colocarem a porcentagem destacada na embalagem, para que os clientes possam escolher o melhor produto na hora da compra.
“Aqueles pães que destacavam a alegação de serem 100% integrais, na verdade, possuem uma composição que varia entre 37,9% a 65,9% de ingredientes integrais”, explica advogado do programa de Alimentação Saudável e Sustentável do Idec, Leonardo Pillon, ao mencionar o motivo da adequação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As marcas foram pegas de surpresa com a nova lei e tiveram que se adaptar. Duas foram denunciadas pelo IDEC, mas já se adaptaram, sendo elas a Nutrella e Wickbold.
Qual o motivo da denúncia?
O motivo por trás da denúncia contra a Nutrella e a Wickbold, foram as propagandas enganosas feitas pela empresa, mais especificamente nas linhas de pães integrais das linhas 100% NATURAL e 100% Nutrição, das respectivas marcas.
É que houve uma mudança recente nos rótulos, que pode induzir os consumidores ao engano em suas escolhas alimentares, o que é proibido pelo CDC (Código de Defesa do Consumidor).