Banco do Brasil se une ao Banco Central para acabar de vez com o Real
O Banco do Brasil, em parceria com o Banco Central, está prestes a realizar uma mudança histórica no cenário econômico do país ao introduzir um substituto para o Real.
Esta iniciativa representa um marco significativo, refletindo um esforço conjunto das principais instituições financeiras do Brasil para modernizar e aprimorar o sistema monetário nacional.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A nova moeda promete trazer inovações tecnológicas, maior segurança nas transações e adaptação às exigências de uma economia cada vez mais digitalizada, marcando o fim de uma era e o início de uma nova fase na história financeira do país.
O Drex, sigla para Digital Real eXchange, é a moeda digital oficial do Brasil, em desenvolvimento pelo Banco Central do Brasil (BCB).
Segundo dados do site do Banco Central, ele será uma versão digital da moeda brasileira, o Real, e poderá ser usado para pagamentos, transferências, compras e outras transações financeiras, assim como o dinheiro físico.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Drex é emitido e controlado pelo BCB, e armazenado em carteiras digitais em instituições financeiras. Ele utiliza tecnologias avançadas de criptografia para garantir a segurança das transações.
O Drex permite realizar transações financeiras de forma rápida, fácil e segura, 24 horas por dia, 7 dias por semana. Além disso, todas as transações com Drex serão registradas em um sistema blockchain, garantindo transparência e rastreabilidade.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Adeus, dinheiro e cartão de crédito: Comunicado do Banco Central traz substituto para 2 gigantes no Brasil
● Decisão do Banco Central traz notícia nada boa da poupança e 2 substitutos salvam dinheiro dos brasileiros
● Fim do real? Nova moeda confirmada pelo Banco Central em 2025 e brasileiros avisados hoje (21)
O BC ainda não definiu uma data oficial para o lançamento do Drex. No entanto, tem feito fases graduais de teste.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Testes no Banco do Brasil
O Banco do Brasil (BB) e a Giesecke+Devrient Currency Technology (G+D) firmaram parceria para testar pagamentos offline utilizando a moeda digital Drex. De acordo com o InfoMoney, essa iniciativa faz parte do projeto piloto do Drex, conduzido pelo Banco Central do Brasil (BCB) e
Os usuários armazenarão Drex em um aplicativo de carteira móvel em seus smartphones. Para realizar um pagamento, o usuário aproximará seu smartphone de um terminal NFC compatível na loja.
Os detalhes da transação serão criptografados e trocados entre o smartphone e o terminal, sem a necessidade de conexão com a internet. A transação será verificada utilizando um armazenamento offline seguro no smartphone do usuário.
Pra que serve o Banco Central?
O Banco Central serve para garantir a estabilidade econômica e financeira do país, regulando a oferta de moeda e crédito.
Ele controla a inflação, administra as reservas internacionais e supervisiona o sistema financeiro, assegurando o funcionamento eficaz e seguro das instituições financeiras e do mercado monetário.