BOMBA!
BBB22: Apavorada com votação por mutirão, Globo estuda acabar com camarote em 2023
24/02/2022 às 19h20
A Globo está assustada com votação por mutirão e estuda acabar com camarote em 2023.
A Globo encomendou uma pesquisa que tem como objetivo saber qual é o público que votam no Gshow para eliminar um participante do reality show e ficou apavorada com os resultados obtidos. O relatório apresentou que jovens da classe média alta, brancos e em sua maioria mulheres são os votantes mais assíduos, ou seja, os que fazem mutirões.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O perfil do público identificado tem como intuito formar opinião dos confinados em cada temporada do “Big Brother Brasil”, inclusive fazer os mutirões nas redes sociais. Sendo assim, existe uma discussão na Globo para que não tenha mais o grupo do camarote no BBB23.
De acordo com informações do NaTelinha, os fã-clubes acabam possuindo uma força maior para os participantes do camarote e deixa os pipocas em desvantagens. O ‘telespectador do sofá’, que assiste o programa, mas não vota também é prejudicado, porque vê o seu favorito ser eliminado pela ‘máfia’ dos mutirões.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TENDÊNCIA DE CAMAROTE COMEÇOU NO BBB20
O camarote foi lançado no BBB20, e a Globo observou a influência que os mutirões possuem no reality através do paredão histórico entre Manu Gavassi e Felipe Prior, onde devido as redes sociais a amiga de Bruna Marquezine acabou tendo vantagem em cima do integrante do pipoca.
Em 2015, por exemplo, a Globo tem certeza que a cantora não conseguiria vencer o arquiteto. Mas por causa da pandemia, onde tinha um maior número de pessoas em casa, a emissora optou por não fazer o estudo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Já no BBB21, Gil do Vigor e Juliette que eram integrantes anônimos acabaram ganhando a simpatia do público e também caíram nas graças do ‘telespectador do sofá’, o que também impossibilitou uma análise mais detalhada sobre o tema.
Mas famosos como Carla Diaz, Rodolffo, Camilla de Lucas e Fiuk conseguiram chegar longe na competição por causa dos fã-clubes e seus vários mutirões nas redes sociais.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Arrependido? Vyni lamenta participação no BBB22: “Era completamente apagado”
● BBB23 – Fred Nicácio narra intimidade do que gosta em sexo e causa choque: “Até as bolas, comer c* piscando”
● Key Alves diz que transou com Rodrigo Mussi, detalha e conta ter ficado “puta”: “Quando deu três e pouco”
Já o BBB22 é um sucesso, mas ainda está distante da temporada anterior. Porém, a eliminação de Naiara Azevedo, querida pelo ‘telespectador do sofá’, comparado a Douglas Silva, fez a Globo acender o sinal de alerta. Porque o relatório apresentado, mostra que o ator teve um desempenho acima da média nas redes sociais e um grande apoio de famosos.
A pesquisa que a Globo encomendou confirmou as dúvidas que a emissora já tinha sobre a presença de famosos no reality show. Existe um receio que a permanência na casa dos ‘queridinhos’ da web, acabem afastando o ‘telespectador do sofá’, isso explica a audiência baixa que a temporada está registrando.
Os fanáticos da web dificilmente assistem o programa no ao vivo, eles acompanham tudo pelas redes sociais e pelo Globoplay. Desagradando a audiência, a Globo teme que empresas não queiram continuar investindo na atração, pois o desejo delas é alcançar todos os públicos.
Exatamente por isso, existe uma ala na alta cúpula da emissora que deseja colocar fim ao grupo camarote já no BBB23. Outro ponto importante abordado é que os famosos temem o ‘cancelamento’, onde eles querem promover o chamado “BBB das relações”, “temos que jogar com o coração” e “briga não é entretenimento”, que irritaram alguns diretores da emissora carioca.
OUTRA ALA DA GLOBO DEFENDE O CAMAROTE NO BBB23
Com o resultado do relatório, ainda assim não foi unanimidade na alta cúpula do canal a extinção do camarote e houve sugestões para que as coisas melhorem.
O que alguns diretores defendem é que o barulho das redes sociais também podem beneficiar os pipocas, visto que até o momento só participantes anônimos venceram desde que iniciou o camarote, caso de Juliette no BBB21 e Thelma de Assis do BBB20.
Já outro ponto levado em consideração é porque no BBB19, que foi ‘flopado’ e só tinham anônimos, a ganhadora não agradou o ‘telespectador do sofá’, sendo que foi Paula Von Sperling, que era rejeitada, mas devido aos fã-clubes das redes sociais, a loira saiu vitoriosa.
Algumas soluções foram informadas para a Globo, para que possa manter o camarote no BBB23, como proibir os contratados da Globo de declararem torcidas para um participante, por exemplo. Também foi levantado a possibilidade de aumentar consideravelmente o prêmio do programa.
A escalação de famosos mais polêmicos, parecidos com os que são escalados para “A Fazenda”, da Record TV, também entraram como sugestões, de artistas que não tenham medo do ‘cancelamento’.
O fato é que a Globo ainda não definiu sobre o futuro do BBB23, se continuará da mesma forma ou se voltará a ser apenas de anônimos como antigamente. A emissora só passará a decidir isso quando o BBB22 chegar ao fim.
Autor(a):
Diego Laureano
Sou formado em Teatro, Produção Audiovisual e Jornalismo e completamente apaixonado por comunicação. Já atuei em emissoras de TV como Assistente de Produção e Redator em portais de entretenimento. Escrevo sobre televisão e seus bastidores, com responsabilidade, clareza, leveza e muito amor desde 2008. Mas a minha realização profissional está no Departamento de Novelas e Realities, no qual faço parte no TV Foco desde 2022. Além de Redator, atuo como Co-Apresentador das Lives do site no YouTube, às terças e sextas-feiras. Minhas redes sociais são: [email protected]