ALERTA!
“Encerrar”: Decreto do Banco Central traz 3 atitudes decisivas para FIM automático na poupança Caixa, BB e +
01/09/2024 às 21h35
O Banco Central cravou o encerramento automático da poupança e causou um verdadeiro terror em milhões que fazem o uso dela e podem ser pegos de surpresa com o adeus
Um decreto do Banco Central cravou 3 atitudes significativas que podem impactar a forma como os brasileiros lidam com suas economias na poupança, especialmente em instituições como a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil. Isso porque, os bancos podem encerrar automaticamente a conta de clientes que tem essas atitudes que falaremos a seguir.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Recentemente, um decreto do Bacen, foi anunciado sobre o encerramento automático da poupança em todos os bancos, incluindo os citados anteriormente. Tendo como base as novas diretrizes da autarquia. É importante frisar que a normativa afeta diretamente aqueles que deixam suas contas poupança sem atualizações de informações ou até mesmo de movimentação.
No dia 26 de março, o Banco Central informou através do seu portal oficial que os bancos e instituições financeiras podem sim encerrar automaticamente algumas contas bancárias, ou seja, encerrar a conta sem a solicitação do cliente. Dessa forma, a autarquia federal cravou 3 atitudes decisivas que são cruciais para o fim da poupança.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As 3 atitudes que geram o encerramento automático das contas
Segundo o Bacen, a primeira atitude que gera o encerramento automático das contas são as irregularidades nas informações do cliente. O banco deve dar fim a poupança ao verificar inconsistências nos dados prestadas, julgados de natureza grave. Já uma segunda atitude, diz respeito a situação do CPF do cliente, quando estiver suspenso, cancelado ou nulo.
Nas situações envolvendo a situação cadastral do CPF, a instituição financeira deve comunicar ao cliente a intenção de rescindir o contrato, estipulando prazo para eventual regularização da pendência, o qual não poderá ser superior a noventa dias. Além disso, por fim, o banco pode encerrar a conta por desinteresse.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale dizer que, uma vez que a abertura e a manutenção de contas bancárias são acordos livremente pactuados entre as partes. No entanto, assim como nos demais casos citados anteriormente, o cliente deve ser previamente informado sobre o encerramento de sua conta poupança.
Se você possui uma conta de poupança e está preocupado com o encerramento automático, é recomendável verificar com o seu banco sobre as políticas e garantir que sua conta permaneça ativa.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Adeus, dinheiro e cartão de crédito: Comunicado do Banco Central traz substituto para 2 gigantes no Brasil
● Decisão do Banco Central traz notícia nada boa da poupança e 2 substitutos salvam dinheiro dos brasileiros
● Fim do real? Nova moeda confirmada pelo Banco Central em 2025 e brasileiros avisados hoje (21)
PARA QUE SERVE O BANCO CENTRAL?
O Banco Central tem a função de assegurar a estabilidade econômica de um país, controlando a política monetária, regulando e supervisionando o sistema financeiro, e emitindo moeda. Ele visa garantir a estabilidade de preços e o pleno emprego, além de promover a eficiência e solidez do sistema financeiro.
Autor(a):
Larissa Caixeta
Prazer, eu sou a Larissa Caixeta e se tem uma coisa que eu amo é escrever sobre os bastidores da TV, e tudo o que acontece pelo mundo. Integro a equipe do TV Foco desde 2023 e falo sobre os mais diversos assuntos por aqui, como famosos, carros, futebol, entre outras curiosidades. Estou sempre antenada aos os últimos acontecimentos e atuo com muito entusiasmo no meu trabalho.