O Banco Central cravou um comunicado envolvendo a modalidade de transferências que é uma das mais usadas atualmente e anunciou o que acontecerá em 2025
Indiscutivelmente, uma das formas de pagamento que mais se popularizaram nos últimos tempos se trata do PIX. Inclusive, ele é o meio mais recente disponibilizado pelo Sistema de Pagamentos Brasileiros, sendo garantido pelo Banco Central do Brasil.
Em tese, a ferramenta fenomenal possibilita que transferências sejam realizadas de forma instantânea durante 24 horas nos setes dias da semana. Vale lembrar que, o PIX foi lançado em 2020 e conquistou os brasileiros, isso porque conta com diversas vantagens.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mas, desta vez, iremos tratar de uma confirmação da Globo avassaladora. Acontece que, o Banco Central cravou comunicado urgente sobre a modalidade e relatou o que acontecerá com modalidade em 2025.
De acordo com informações do G1, portal de notícias da Globo, o Banco Central anunciou nesta segunda-feira (22) que adiou a data de lançamento do “PIX Automático” para o dia (16) de junho de 2025. A previsão inicial era outubro de 2024.
Vale dizer que, ainda de acordo com as informações da mesma fonte, a modalidade de PIX poderá ser usada em cobranças recorrentes, como é o caso das contas de água e luz; escolas e faculdades; academias, condomínios; parcelamento de empréstimos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O grande intuito é possibilitar que o cliente agende previamente pagamentos que ele já sabe que precisará fazer a empresas, desde que exista um acordo entre as partes. Nos dias de hoje, isso pode ser realizado pelo débito automático. Para o Banco Central, o PIX Automático pode alcançar mais pessoas, visto que não vai exigir o acordo entre o banco e a empresa prestadora do serviço.
Em tese, o cliente irá autorizar o débito recorrente, de forma automática, por meio do celular ou computador. Não existirá a necessidade de confirmação com senha a cada débito e muito menos cobrança de tarifa das pessoas físicas.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Decreto do Banco Central confirma pior notícia a quem tem R$ 5 mil na poupança da Caixa, BB e+
● Nova lei histórica do cartão de crédito, sancionada por Lula, salva milhares de trabalhadores em 2024
● Cartão de crédito com os dias contados: Presidente do Banco Central revela o futuro dos pagamentos em 2025
Pix Agendado Recorrente
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Todavia, o Banco Central manteve para o dia (28) de outubro de 2024, o lançamento de outra modalidade, sendo ela o PIX Agendado Recorrente.
De acordo com o BC, a modalidade chegará com características parecidas com uma transferência e válida para pagamento entre pessoas físicas, diferentemente do Pix Automático, que só pode ser realizado para pessoas jurídicas, com CNPJs ativos.
O que significa o sigla Pix?
Sobre o nome Pix, é importante esclarecer que ele não é uma sigla, tampouco possui um conceito específico. Segundo o Banco Central, o termo foi escolhido por remeter a pixels, tecnologias e transações.