CENÁRIO DE HORROR!
1 tonelada de alimentos no lixo e bebidas insalubres: Os 4 supermercados interditados após ordem da Anvisa
28/05/2024 às 7h00
4 supermercados acabaram interditados pela ANVISA após serem identificadas situações de extrema insalubridade
Considerado como uma atividade essencial e empregando mais de 3 milhões de pessoas, o setor dos supermercados possui uma relação vital tanto para com os consumidores como para a indústria de alimentos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Inclusive, de acordo com o portal SEGS, o modelo de negócio esteve entre os 53 serviços essenciais que não pararam de funcionar mesmo nos momentos mais tensos da pandemia da Covid-19, em 2020.
Em média são cerca de 3 milhões de empregos diretos e indiretos gerados e mais de 91 mil lojas espalhadas pelo País.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Porém, até mesmo esses estabelecimentos estão sujeitos a sofrerem uma intervenção da ANVISA.
Inclusive, no ano de 2023, a ANVISA chegou a interditar 4 desses supermercados no país e são esses casos que iremos relembrar agora!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Bebidas insalubres e falta de higiene
No dia 17 de abril de 2023, em busca do cumprimento das exigências sanitárias em supermercados, a Vigilância Sanitária chegou a realizar diversas interdições de estabelecimentos comerciais.
O balanço dessas ações foi publicado pela prefeitura da cidade no fim de semana, já que o órgão está ligado à Secretaria Municipal de Saúde.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Atenção donas de casa: ANVISA acaba de proibir farinha popular e nº1 no Brasil após grave descoberta
● Carne recheada de insetos: Vigilância Sanitária interdita açougue de supermercado n°1 por nojeira em 2024
● Risco de intoxicação: ANVISA baixa proibição contra produto n°1 e indispensável às donas de casa
De acordo com o portal Multiplix, ao todo foram 3 supermercados na região do Cabo Frio, Rio de Janeiro.
Conforme divulgado pela administração municipal, todos os estabelecimentos visitados passaram por inspeção, após a Vigilância Sanitária receber denúncias diversas relatando problemas como:
- A presença de roedores;
- Produtos vencidos;
- Produtos estragados;
- Produtos mal condicionados.
Conforme explicou o superintendente de Vigilância Sanitária, Emanuel Molina, todos os estabelecimentos comerciais foram notificados e receberam prazos para que obras e adequações fossem realizadas, para a desinterdição:
No supermercado do Centro, a equipe encontrou produtos sem datas de validade, sem condições de consumo.
Além disso, parte do depósito de bebidas foi interditada por estar em condições insalubres.
Emanuel informou ainda que o mercado recebeu um prazo de sete dias para regularizar a situação.
A equipe de fiscalização da Vigilância Sanitária voltaria ao local para verificar se as medidas corretivas foram implantadas.
Na semana anterior ao dia 14 de abril de 2023, a a Vigilância Sanitária interditou os setores de padaria e de corte de legumes de um segundo supermercado, localizado no bairro Jardim Flamboyant.
Vale destacar que no mês de março de 2023, o local já havia recebido uma multa no valor de R$ 2 mil pelo não cumprimento das normas.
Já no inicio de abril de 2023, a Vigilância Sanitária também interditou e multou um outro supermercado localizado no Centro.
O estabelecimento permaneceu fechado até que todas as irregularidades fossem sanadas.
A prefeitura informou que denúncias podem ser feitas na sede da Vigilância Sanitária, localizada na rua Visconde do Rio Branco, 130/ Fundos, no bairro São Cristóvão.
Devido a falta de identificação dos estabelecimentos, não foi possível encontrar as manifestações ou notas oficiais dos estabelecimentos mencionados acima.
Tudo no lixo
Por fim, no dia 29 de março de 2023, conforme exposto pelo portal da Prefeitura de Bragança Paulista, por meio da Secretaria de Saúde e através da ANVISA, um outro supermercado foi interditado.
O supermercado em questão ficava localizado na região central da cidade.
Segundo o que foi publicado pelo portal “Em Pauta”, o supermercado se tratava do Compre Fácil, localizado na Rua João Franco.
Essa situação ocorreu após uma grave denúncia recebida pela ANVISA, no momento em que fiscais da área de alimentos realizavam a inspeção no local.
Ainda de acordo com o portal da Prefeitura de Bragança Paulista, a fim de verificar a procedência da denúncia, constataram que o estabelecimento estava em desacordo com as legislações sanitárias vigentes.
Essa ação contou com o apoio da Polícia Civil e culminou na interdição total do estabelecimento, além do descarte de aproximadamente uma tonelada de alimentos perecíveis vencidos, no aterro sanitário do município.
Esses alimentos estavam disponíveis para a comercialização*, ou seja, qualquer consumidor poderia ter acesso a esses produtos.
(*A exposição à venda de produtos vencidos é considerada um crime grave, previsto no artigo 7º, inciso IX da Lei 8.137/90, com pena de detenção de 02 a 05 anos para o comerciante infrator ou gerente do estabelecimento. Para denúncias, a Vigilância Sanitária atende pelos números (11) 4035-1595 ou (11) 4034-4191)
O supermercado Compre Fácil continua interditado?
Ainda de acordo com o portal “Em Pauta”, a advogada do supermercado entrou em contato com o portal e afirmou que enviaria uma nota de esclarecimento, porém, a mesma ainda não foi emitida.
Tampouco foram encontradas as notas oficiais e manifestações para que o mesmo pudesse expor a sua versão dos fatos.
Porém, ao apurar a situação do supermercado em questão (pelo menos no Google), ele consta como aberto, levando a crer que a situação já foi devidamente sanada.
Autor(a):
Lennita Lee
Meu nome é Lennita Lee, tenho 34 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora e voltei para essa cidade para recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever.Minha maior paixão sempre foi dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras. Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ...Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.