FASE DIFÍCIL!
Rombo bilionário e à beira da falência: 3 empresas AMADAS no Brasil que estão em recuperação judicial em 2023
23/11/2023 às 20h36
As gigantes de mercado amadas pelo Brasil vivem uma situação um tanto delicada
O mercado está cada vez mais aquecido e isso já é nenhuma novidade. Acontece que a modernização das operações tem deixado a concorrência maior e consequentemente, as empresas estão precisando se adaptar e ofertar produtos cada vez melhores para garantir o queridismo do consumidor.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Diante a situação, muitas empresas estão vivendo um dramático momento, como é o caso de 3 companhias gigantescas que juntas somam um rombo bilionário, estão à beira da falência e encontram-se em recuperação judicial.
É importante levar em consideração que o número de pedidos de falência de empresas subiu neste ano no Brasil, passando de 258, nos primeiros 4 meses de 2022, para 346 no mesmo período de 2023, de acordo com informações do portal ‘Rede Jornal Contábil’.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quais empresas estão em recuperação judicial em 2023?
AMERICANAS
Uma das empresas que vive uma situação um tanto turbulenta se trata da Americanas. Logo no início de 2023, após a descoberta de um rombo de cerca de R$ 43 bilhões, a rede amada pelos brasileiros ingressou com pedido de recuperação judicial na Justiça do Rio de Janeiro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo o pedido exposto pela mesma fonte, o Conselho de Administração da gigantesca criou um comitê independente, para investigar e apresentar suas conclusões aos acionistas, ao mercado e à sociedade em geral. Em meio ao pedido, a empresa deve apresentar resultados no plano de recuperação nos próximos meses.
GRUPO PETRÓPOLIS
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Substituta de Tralli para Jornal Hoje e crava FIM de banco tão grande quanto Santander
● Falência devastadora: Shopping popular de SP é aniquilando pelo Bourbon após 22 anos
● Falência e bens leiloados: Gigante dos chocolates, tão icônica quanto a Pan, tem fim decadente
Responsável pela produção de marcas de cerveja como Itaipava, Petra e muitas outras, a companhia também vive uma fase decadente em 2023. Assim, seguiu o mesmo caminho e tratou de pedir recuperação judicial, além de uma medida cautelar para adiantar o chamado de socorro.
Vale lembrar que, a dívida total da empresa chega incrivelmente a nada menos que R$ 4,4 bilhões, sendo 48% em compromissos financeiros e 52% com fornecedores e terceiros.
LIVRARIA CULTURA
Além das duas, outra grande companhia que pediu recuperação judicial e vive um caos em 2023 se trata da Livraria Cultura. No mercado há anos, a rede que é um símbolo para os amantes de literatura pediu falência no início de 2023, depois de uma recuperação judicial que teve início em 2018.
É importante levar em consideração que, a livraria segue aberta graças a uma decisão provisória que suspendeu o decreto de falência, mas um renascimento das cinzas parece pouco provável.
Autor(a):
Kelves Araújo
Eu sou Kelves Araújo, graduando em Engenharia de Produção Civil pelo IFCE. Apaixonado pelos bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos e escrever a respeito. Atuo na área desde o ano de 2019, e exerço meu trabalho com muito entusiasmo por gostar do que faço. Minhas redes sociais são: e-mail: [email protected]