Beira da falência e engolido por rival: O fim de banco tradicional gigante após intervenção do Banco Central
Felipe Henrique
Banco tradicional foi engolido por rival e precisou sofrer intervenção do Banco Central
Muitos bancos que alcançaram o ápice do sucesso no passado não conseguiram se manter nos novos tempos e enfrentaram a temida falência.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Nessa matéria vamos relembrar um banco muito famoso na década de 90, mas que acabou engolido por rival após a intervenção do Banco Central.
O Banco Mercantil e Industrial do Paraná S/A (Bamerindus) foi uma instituição bancária brasileira com sede em Curitiba. O grupo empresarial era de propriedade da família Andrade Vieira, fundado por Avelino Antônio Vieira.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em 1994, o banco enfrentou dificuldades financeiras, levando-o a participar do Programa de Estímulo à Reestruturação e ao Fortalecimento do Sistema Financeiro Nacional (PROER). Apesar dos esforços de recuperação, o programa não obteve sucesso, resultando na intervenção do Banco Central em 1997 e posterior falência.
Nesse processo, uma parte do banco foi incorporada pelo HSBC, enquanto a outra parte ficou sob controle do Banco Central. O último presidente do Bamerindus foi José Eduardo de Andrade Vieira.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O banco que teve a falência como seu fim, ficou marcado pela memorável propaganda de sua caderneta de poupança, protagonizada pelo ator Toni Lopes no início da década de 1990.
“O tempo passa, o tempo voa; e a ‘Poupança Bamerindus’ continua numa boa… é a ‘Poupança Bamerindus’!”, dizia o jingle, que teve autoria de Milce Junqueira, Fernando Rodrigues e Fernando Leite Colucci.
Essa propaganda era veiculada principalmente na Rede Globo durante o programa Domingão do Faustão.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Cabe ressaltar que a instituição que sofreu a intervenção do Banco Central teve fundação em 1929, durante a crise mundial, Avelino Vieira tomou a decisão de estabelecer uma instituição bancária em Tomazina.
Para concretizar essa iniciativa, associou-se a alguns amigos e fundou a Sociedade Cooperativa de Responsabilidade Limitada Banco Popular e Agrícola do Norte do Paraná (BPA). Em 1944, o BPA foi incorporado pelo Banco Comercial do Paraná, no qual Avelino assumiu a posição de diretor comercial.
Em 1951, Avelino Vieira assumiu o controle do Banco Meridional da Produção, que contava com apenas quatro agências, e alterou sua razão social para Banco Mercantil e Industrial do Paraná S/A.
Em abril de 1971, houve uma mudança nessa denominação, e o Banco Mercantil e Industrial do Paraná S/A passou a ser o Banco Bamerindus do Brasil S/A. Durante as décadas de 1970 e 1980, o Bamerindus destacou-se como uma das maiores instituições bancárias da América do Sul, entrando, no entanto, em crise e colapso nos anos 1990.
Banco Bamerindus – Foto Internet
QUAL O TERRIVEL COMUNICADO EMITIDO PELO BC?
O Banco Central deixou o país em alerta máximo com um comunicado que traz uma notícia preocupante. A informação emitida promete ter um impacto tenebroso na economia brasileira.
O Banco Central soltou um comunicado nas redes sociais que tem um toque de preocupação. A notícia que eles trouxeram é daquelas que não dá para ignorar e que vai impactar o Brasil por um tempo. Para saber os detalhes desse comunicado, leia a matéria completa clicando aqui!
Banco Central (Foto: Reprodução / Antonio Molina / Folhapress)
Eu sou o Felipe Henrique, Tec. de Enfermagem por formação e Redator Web por paixão. Adoro cobrir o mundo das celebridades e estou sempre antenado com os últimos acontecimentos, já passei por diversos sites do segmento. Gosto de comentar a vida dos famosos e escrevo aos finais de semana sobre os mais diversos assuntos. Meu e-mail é: pedro.fonseca@otvfoco.com Minhas redes sociais são:
Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.