A companhia gigantesca vive uma situação delicadíssima
O anúncio de crise é inegavelmente uma das piores notícias que os empregados recebem dentro de uma empresa. Afinal, ninguém quer ser dispensado do seu posto de trabalho e ser colocado no olho da rua.
E por falar nisso, é essa a situação que uma rede gigantesca do mercado vive atualmente. A companhia vive uma dramática situação e simplesmente respira por aparelhos e pede socorro para não ir a falência.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A rede se trata da SouthRock, operadora da marca Starbucks no Brasil, além de outras gigantes. Para quem não sabe, a companhia entrou com um pedido de recuperação judicial que ainda está análise na Justiça e vive uma reestruturação drástica, segundo o portal ‘Exame’.
O movimento inclui fechamento de lojas e demissões de funcionários. É importante frisar que, das 187 lojas que a empresa tinha no início da crise, 43 já baixaram às portas. Além disso, é válido frisar que há pedidos de despejo correndo na Justiça.
A mesma fonte destaca que representatividades dos trabalhadores da rede de cafeteria que está beirando a falência, alegam demissões em massa por várias partes dos Estados no Brasil, como São Paulo, Brasília e Minas Gerais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Por sua vez, as instituições cobram o pagamento das rescisões trabalhistas. A União Geral dos Trabalhadores (UGT), alega que um e-mail mandado aos funcionários pela SouthRock destaca que a rede não pode realizar movimentações nesse momento.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● CPTM, metrô e ônibus de SP: Decreto da SPTrans traz 2 alertas do que está bloqueando o Bilhete Único em 2024
● Isenção na fatura dos cartões de crédito e mais: idosos 60+ se livram dessas 3 dívidas temidas em 3 passos:
● Canetada do Banco Central: Nova lei do PIX chega com +1 ordem ao Itaú, BB e +, atingindo os clientes em 2025
“Devido a atual situação da empresa e ao processo de recuperação judicial em andamento, estamos legalmente impedidos de efetuar pagamentos de débitos anteriores a 31/10/2023. Por conseguinte, o pagamento de rescisões contratuais está, no momento, inviabilizado”, destacou.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Cabe destacar que a homologação de um plano de recuperação judicial pode demorar alguns meses para ser aprovado e sair do papel.
O que aconteceu com a Starbucks no Brasil?
Até o momento, nada se sabe ao certo sobre o encerramento das atividades da Starbucks do Brasil. Atualmente, são 144 que seguem funcionando, apesar de 43 terem sido fechadas. A SouthRock alega que segue operando normalmente.
A SouthRock foi fundada em 2015, focando na gestão, desenvolvimento e operação de marcas de alimentos e bebidas no Brasil. Nos arredores do mundo, a Starbucks possui 38.038 lojas em 80 países.