Benedito Ruy Barbosa critica Abreu e reclama com chefão da Globo: “Na minha novela ele não põe a mão”

06/09/2016 às 15h27

Por: Vitor
Imagem PreCarregada
Benedito Ruy Barbosa (Foto: Globo / João Miguel Junior)
Benedito Ruy Barbosa (Foto: Globo / João Miguel Junior)

Benedito Ruy Barbosa no lançamento de “Velho Chico”
(Foto: Globo / João Miguel Junior)

Benedito Ruy Barbosa, 85 anos, criticou o diretor de Dramaturgia Diária da Globo, Silvio de Abreu, e reclamou até com o chefão da emissora, Carlos Henrique Schroder.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por causa de um AVC (acidente vascular cerebral), sofrido alguns anos atrás, o autor trabalha em parceria com a filha, Edmara, e o neto, Bruno. Como supervisor da história, lê os capítulos, sugere mudanças e, eventualmente, dita cenas. “Pedi ao [Carlos Henrique] Schroder [diretor-geral da Globo] para que não deixasse, de forma alguma, o Silvio de Abreu ter qualquer ingerência na novela. Eu faria a novela das 21h com a minha filha, Edmara, e o meu neto, Bruno, porque não estou mais em condições de ficar 12 horas, 14 horas no computador em função do AVC que tive. O acordo foi: quem vai palpitar na novela serei eu, na qualidade de supervisor, o Luiz Fernando [Carvalho], na qualidade de diretor, o Bruno e a Edmara”, disse o autor em entrevista ao jornalista Maurício Stycer.

Benedito explicou a história da sinopse de “Velho Chico”, que originalmente foi desenvolvida para a faixa das nove antes da gestão de Silvio de Abreu, que assumiu o cargo de chefia da dramaturgia global em novembro de 2014: “Eu fiz a sinopse e entreguei dois anos atrás. A Globo aprovou. Na época não tinha ainda o Silvio de Abreu como diretor de Teledramaturgia. Na ocasião, decidiram que a novela seria para o horário das 21h, para a gente ficar mais solto, política e socialmente falando. Houve gente palpitando lá dentro que seria melhor a Globo colocar às 18h. Mas sempre pretendi que fosse uma novela das 21h”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O veterano revela que tentaram dar pitaco em sua novela, mas ele não deixou: “Em nenhum momento, jamais, em tempo algum, a Globo deu qualquer palpite. Tentaram palpitar, mas eu cortei e pronto. Não deixei. Eu jantei com o Schroder, em São Paulo, e discutimos muito a novela. E almocei três ou quatro vezes, na Globo, em São Paulo, com ele. E nunca, jamais, ele falou: “Olha, muda isso, muda aquilo.” Mesmo mexendo com política, que a gente fala coisas pesadas, até”.

Chateado com Silvio de Abreu por ter vetado sua sinopse intitulada de “Se Ele Voltar” – que conta a história de dois médicos que encontram um pequeno pedaço do Santo Sudário e conseguem o DNA, achando que conseguiram o DNA de Cristo – Barbosa criticou o colega. “Eu me dou bem com todos os autores, só não me dou bem com o Silvio de Abreu. Jamais o tratei mal, ele também nunca me tratou mal. Mas eu não vejo nele condições para ler uma sinopse e decidir se a novela vai ou não para o ar”, disse o escritor, que fez um acordo com o chefão da Globo, Carlos Henrique Schroder para “Velho Chico”. “’Lamento muito. Não tenho nada contra o Silvio de Abreu, é um autor reconhecido na Globo, mas eu não quero que ele leia sinopse minha. E não quero que ele palpite na minha novela. Não quero que ele leia e que ele ponha a mão na novela’. E o Schroder, que já conhecia a história todinha, concordou plenamente. E avisou o Silvio de Abreu: ‘Na novela do Benedito não mexa. Nem música, nem texto, nem nada'”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ainda à publicação, o autor explicou a saída da filha do time de autores de “Velho Chico”: “Ela estava muito exausta, exaurida mesmo. Com problemas dela. Ela chegou à conclusão que estava brigando muito com a gente. ‘Poxa, pai, você fica cortando minhas cenas’. E discutindo muito com o Bruno também. E era muito sacrifício para ela também”.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Autor Benedito Ruy Barbosa
Benedito Ruy Barbosa
Carlos Henrique Schroder
Celebridades
Destaque
Edmara Barbosa
Globo
noticias da tv
novela velho chico
Novelas
Silvio de Abreu
velho chico
velho chico novela

Autor(a):

Formado em jornalismo, foi um dos principais jornalistas do TV Foco, no qual permaneci por longos anos cobrindo celebridades, TV, análises e tudo que rola no mundo da TV. Amo me apaixonar e acompanhar tudo que rola dentro e fora da telinha e levar ao público tudo em detalhes com bastante credibilidade e forte apuração jornalística.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.