Beneficiários do Bolsa Família precisam ficar atentos para não perderem o benefício
Acaba de ser emitido um alerta urgente destinado aos beneficiários do Bolsa Família que precisam agir imediatamente para não perderem o pagamento do programa social, já que somente neste mês de agosto, mais de 900 mil famílias deixaram de fazer parte da folha de pagamento do benefício.
Portanto, esses cortes no programa fazem parte de um novo conjunto de regras exigidas pelo Governo Federal que implicam a concessão de parcelas, onde os beneficiários devem cumprir certos requisitos anunciados pela autarquia para que evitem ser cancelados ou bloqueados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Desse modo, os responsáveis das famílias devem arcar com algumas regras direcionadas aos filhos menores de idade, ou seja, os dependentes cadastrados no mesmo grupo familiar, garantindo que as parcelas continuem sendo ofertadas.
No entanto, não são só as regras de concessão que vão garantir os valores do Bolsa Família para aqueles que realizaram o cadastro no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), agora também conta com novas regras de permanecia, que implicam com que todos os beneficiários sigam os requisitos para que as parcelas não sejam interrompidas.
Algumas regras são direcionadas exclusivamente para os filhos dos titulares e para todos aqueles indivíduos menores de idade que são classificados como dependentes do titular do benefício, ou seja, que residem no mesmo local.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Contudo, todo dependente menor de idade precisa ter uma frequência escolar mínima e um acompanhamento nutricional. A frequência escolar mínima é de 85% para aqueles que tenham até 15 anos de idade, e de 75% para aqueles que tenham entre 16 e 17 anos de idade.
Além disso, o acompanhamento do exame pré-natal, destinado para as gestantes do grupo familiar, e apresentação do cartão de vacinação (totalmente atualizado), também são pré requisitos para a permanência no programa social.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Como comprovar os requisitos no programa ?
- Os beneficiários são convocados pelo CRAS e devem apresentar os documentos descritos;
- Os postos de saúde locais realizam mutirões de comprovação e divulgam as datas de comparecimento.