Beneficiários do Bolsa Família e demais Programas Sociais do Governo Federal precisam seguir alguns critérios
O Bolsa Família é um programa do governo federal que busca combater a pobreza e a desigualdade social. Com o propósito de retirar famílias em situação de pobreza ou extrema pobreza, o programa oferece transferência de renda.
O cadastro no programa social ainda gera dúvidas em muitos brasileiros, que precisam se inscrever no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal e atender aos critérios de elegibilidade.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, o intuito nesse sábado, 15, é alertar pessoas que possuem esse benefício de que elas precisam ficar atenta aos processos de verificação no programa, que recentemente bloqueou cerca de 1,2 milhão de pessoas que não se enquadravam nos critérios necessários.
O Cadastro Único é um registro mantido pelo governo federal que reúne informações socioeconômicas de famílias de baixa renda. Ele é utilizado como base para a seleção de beneficiários de diversos programas sociais, como o Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada (BPC).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Periodicamente os inscritos no Cadastro Único passam por uma qualificação. Em resumo, este processo verifica e atualiza as informações das famílias cadastradas para garantir que apenas as que se enquadram nos critérios recebam benefícios sociais do governo federal.
Seu Bolsa Família foi bloqueado?
O processo de Qualificação do Cadastro Único resultou no bloqueio de 1,2 milhão de pessoas que se cadastraram como unipessoais. Ainda assim, quem se enquadra nessa situação tem até 60 dias para atualizar as informações e comprovar que mora sozinho para receber novamente o benefício.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O MDS está corrigindo distorções no cadastro para que os benefícios cheguem a quem mais precisa. Em março, a entrada de cadastros unipessoais foi 66% menor do que a média de 2022. O Cadastro Único é a porta de entrada para vários programas e benefícios, e sua atualização é fundamental para atender as necessidades das famílias vulneráveis no Brasil.
Como receber o meu Bolsa Família novamente?
Em resumo, “Caso a pessoa preencha os requisitos do Bolsa Família e comprove que mora sozinha, o benefício volta a ser pago, incluindo as parcelas bloqueadas. Portanto, o cidadão comprova as informações, volta à folha de pagamento normal do programa e recebe as parcelas referentes aos meses em que ficou sem o pagamento“, disse Wellington Dias, ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.