Beneficiários do INSS comemoram a notícia de pagamento extra divulgada e você precisa saber se tem direito
Como é do conhecimento de todos. o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), é responsável pelo pagamento de uma série de benefícios sociais que são cedidos pelo Governo Federal.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo o Portal FDR, em meados de maio de 2023, o mesmo recebeu uma notificação aonde determinou que ele teria que se responsabilizar pelo pagamento avaliado em R$1,9 bilhão para os beneficiários do Instituto.
A notícia que evidencia uma vitória extraordinária caiu como um verdadeiro presente pra milhares, e se você se enquadra nos requisitos pode ter direito a receber!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Pagamento Extra
Vale mencionar que os benefícios geralmente pagos pela instituição é a aposentadoria, salário-maternidade, auxílio-acidente, auxílio-doença e o conhecido Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Porém, este pagamento que foi acertado com o INSS é referente à outra área. Desta vez, a quitação será referente à Requisições de Pequeno Valor (RPVs). Estas requisições são feitas por beneficiários que colocaram o Instituto na justiça por valores que são inferiores à 60 salários mínimos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No total, 118.634 cidadãos que precisaram colocar o INSS na justiça e tiveram as suas causas ganhas já passaram a receber o valor acordado.
Apesar da quantidade de pessoas, apenas 92.133 processos foram vencidos. Ou seja, as mesmas pessoas porém com problemas diversos.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Como estão feitos os pagamentos?
Para conseguir receber esse valor, todo o processo já deve estar finalizado com a justiça e a sentença precisa já ter sido iniciada. Os pagamento estão sendo realizados desde junho deste ano por meio de bancos como a Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, segundo o Portal Folha de São Paulo, a ordem de pagamento deve ter sido emitida pelo juiz em alguma data do mês de maio.
O dinheiro cai diretamente conta do segurado após a liberação feita pelo TRF (Tribunal Regional Federal). Os tribunais abrem contas no Banco do Brasil ou na Caixa Econômica Federal em nome do beneficiário ou de seu advogado para executar o deposito.
Esta etapa de abertura de contas é chamada de processamento. A consulta para saber se tem direito é feita no site do TRF de sua região. Em São Paulo e Mato Grosso do Sul, por exemplo, o cidadão pode consultar o site do TRF-3 (Tribunal Regional da 3ª Região).
Têm direito aos atrasados os segurados que processaram o INSS e ganharam a ação, sem possibilidade de recurso.
Vale destacar que é preciso que o processo seja de até 60 salários mínimos, pois atrasados com valores maiores viram precatórios, que têm um outro sistema de pagamento, com liberação em apenas um lote por ano.