Milhares de beneficiários do INSS estão atravessando um período crítico e muitos estão ficando sem pagamento
E nesta terça feira (29) muitos aposentados e pensionistas do INSS receberam uma péssima notícia que pode culminar na falta do pagamento do benefício para milhares deles.
Isso porque, apesar dos esforços em diminuir as fias do instituto, mais de 7 milhões de pessoas no país ainda estão padecendo com a demora pela aposentadoria, pensão, ou qualquer outro benefício.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o portal UOL, o tempo médio entre a entrada do pedido e a liberação é de 70 dias no país, mas há estados em que ultrapassa cinco meses, deixando muitos brasileiros sem conseguir receber o pagamento.
Em alguns casos, o pedido está atrasado em mais de um ano. Especialistas e entidades afirmam que o gargalo está no número de servidores. Governo reconhece o problema e diz que investe em medidas como bônus, fim de perícia e automatização.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Exemplos práticos
Como é o caso de O. Y. I, de 66 anos de idade e empreendedor em uma pet shop. Após 17 anos de contribuição em dia, ele é um dos que sofrem com essa espera interminável pelo merecido descanso remunerado, vulgo aposentadoria.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ele deu entrada no pedido pelo aplicativo Meu INSS em junho do ano passado. Ikeda até baixou o aplicativo do INSS em busca de comodidade para dar entrada no pedido.
Em junho de 2023, o INSS entrou em contato com Ikeda exigindo o envio de um documento que comprove o tempo trabalhado no Japão, onde viveu por três ocasiões.
Quando recebeu o contato do INSS, Ikeda recorreu a uma advogada, já que não tem como enviar a documentação pedida pelo INSS:
“Ele já informou que abre mão desse período, porque já tem o tempo necessário [para aposentar] no Brasil”, – Disse Luciana Spindola Leite, que é quem acompanha o caso.
A espera interminável das filas na tentativa de conseguir a liberação de aposentadorias ou demais benefícios estão deixando muitos brasileiros sem o pagamento (Foto Reprodução/Internet)A advogada, por sua vez, afirma que “há uma propaganda falsa” de que é simples pedir um benefício no INSS e que qualquer pessoa pode fazer sozinha pela internet:
“O processo [de Ikeda] está com a segunda exigência [de documentação] aberta para cumprir. Na minha opinião, o pedido será negado, mesmo depois de mais de um ano no INSS”
Como estava a espera nos anos anteriores?
Ainda de acordo com o portal UOL, há dez anos atrás, mais precisamente em junho de 2013, a espera era de 23 dias.
Naquela época foram concedidos pouco mais de 419 mil benefícios*. Em junho de 2023, último mês com dados disponíveis, foram liberados 459.676 benefícios, levando em consideração que a espera está bem maior.