Alerta de extrema gravidade é dado a todos os beneficiários do INSS
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é uma das entidades públicas mais importantes do nosso país, isso porque ela é responsável por repassar benefícios essenciais para a vida de muitos brasileiros como: aposentadoria, pensão por morte, auxílio doença, etc.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Infielmente, muitos bandidos se aproveitam da vulnerabilidade dos segurados do INSS para aplicar golpes. Pois é, já não basta a vida difícil que muitos deles levam, ainda precisam se preocupar com esse tipo de situação, fora o susto causado!
Diante desse cenário preocupante, o INSS emitiu alertas para garantir a segurança dos beneficiários e protege-los contra esses golpes que visam prejudicá-los. Portanto, é preciso se inteirar do que está havendo para não ficar à mercê dos bandidos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Cuidado! É golpe …
Como muitos já sabem, o empréstimo consignado é uma modalidade de crédito em que o pagamento das parcelas é descontado diretamente do benefício previdenciário.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
E um dos golpes se resume oferecer empréstimos com taxas de juros muito baixas ou acima do limite permitido por lei. Como diz o ditado: “Quando a esmola é demais, o santo desconfia”.
Sendo assim, é importante frisar, que ao se deparar com alguma oferta de empréstimo (seja ela qual for), é importante pesquisar bem sobre a empresa ofertante.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Outra situação que está ocorrendo são os “falsos atendentes do INSS” que entram em contato com o beneficiário solicitando informações pessoais do segurado, como CPF, nome completo, número do benefício, entre outros.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Com essas informações, é possível fazer empréstimos em nome da vítima ou transferir o benefício para outra conta.
É bom deixar bem claro que a Previdência Social NUNCA pede informações pessoais por telefone ou por e-mail. Caso receba uma ligação desse tipo, desligue imediatamente e denuncie o número para o INSS.
Eles também se aproveitam que estão se passando por funcionários do INSS e ainda oferecem uma falsa revisão do benefício. Eles pedem que o segurado pague uma taxa antecipada para que a revisão seja feita.
Em alguns casos, pedem que o segurado envie documentos por e-mail ou por WhatsApp. Sendo assim, nunca envie documentos pessoais por meios eletrônicos ou pague taxas antecipadas para ter direito a algum benefício.
O Instituto têm todos os dados dos segurados já registrados. Assim, a melhor forma de se proteger é ficar atento e não compartilhar informações pessoais com desconhecidos.
Como saber que a carta de concessão recebida pelo INSS é verdadeira?
Mas como saber que uma carta recebida pelo INSS é oficial? Veja abaixo algumas dicas :
Verifique o remetente – A carta deve ter o nome e o endereço do INSS como remetente, geralmente identificado pelo brasão da República Federativa do Brasil, seguido do nome e endereço da agência do INSS responsável pelo seu benefício
Verifique o conteúdo da carta – O conteúdo da carta deve estar relacionado a questões previdenciárias, como atualização de dados cadastrais, convocação para perícia médica e, no caso específico do qual estamos falando, os detalhes da concessão de benefício;
Formatação e o layout – As cartas do INSS costumam ter uma formatação padronizada, com informações claras e objetivas, sem erros gramaticais ou ortográficos;
Confirme a autenticidade – Em caso de dúvida, o segurado pode confirmar a autenticidade da carta entrando em contato com a Central de Atendimento do INSS pelo telefone 135 ou comparecendo pessoalmente à agência do INSS responsável pelo seu benefício.