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Limpa na poupança: Beneficiários sofrem com pesadelo no Caixa Tem e banco emite comunicado às pressas
30/08/2024 às 13h00
Inúmeros brasileiros lidam com pesadelo no aplicativo do Caixa Tem e contas esvaziadas, e banco precisa emitir comunicado envolvendo B.O
O Caixa Tem é o aplicativo usado para acessar a poupança social digital por onde são feitos pagamentos como o Bolsa Família e o saque do FGTS de até R$ 1 mil.
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Na última sexta-feira, 23, milhares de beneficiários sofreram com um pesadelo no aplicativo ao terem suas contas esvaziadas. Por conta do problema, a Caixa precisou emitir um comunicado às pressas.
Nesta sexta-feira, 30, você saberá todos os detalhes sobre o assunto e como evitar um novo golpe envolvendo beneficiários do programa Bolsa Família. As informações são do portal G1.
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Na ocasião, a Polícia Civil registrou cerca de 70 Boletins de Ocorrência na Central de Flagrantes, em Maceió, de pessoas alegando que foram vítimas de saques indevidos das contas do Caixa Tem.
A TV Gazeta conversou com diversas vítimas do novo golpe, que visa sacar o saldo do Bolsa Família da poupança do aplicativo. Todas as pessoas ouvidas receberam notificações no celular no começo da madrugada informando sobre transferências via PIX de valores do benefício para outras contas.
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Ingrid Thayná, uma das vítimas, contou que recebeu uma notificação de uma transferência via PIX no valor de quase R$ 900 para uma pessoa chamada Luana.
Porém, Ingrid Thayná desconhece a pessoa e a transação bancária. O caso também ocorreu com Carla Bispo, que demonstrou o desespero com a situação.
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“Não sei o que vou fazer, todo meu dinheiro vem daí. É como eu resolvo as coisas das crianças, tenho dois filhos. Não sei o que vou fazer esse mês porque só sobrou um centavo na minha conta”, disse Carla.
A Caixa Econômica Federal orientou as vítimas a registrarem um Boletim de Ocorrência junto à Polícia Civil.
NOTA DO BANCO
Em nota enviada ao g1, a Caixa confirmou que, em caso de movimentação não reconhecida pelo cliente, é possível realizar pedido de contestação em uma das agências do banco.
O banco também ressaltou que, em caso procedentes, o valor será ressarcido aos clientes e emitiu algumas dicas para evitar que os beneficiários caíam em golpes.
“O banco esclarece que, em caso de movimentação não reconhecida pelo cliente, é possível realizar pedido de contestação em uma das agências do banco, portando CPF e documento de identificação. As contestações são analisadas, de forma individualizada e considerando os detalhes de cada caso e, para os casos considerados procedentes, o valor é ressarcido ao cliente.
A CAIXA informa que atua conjuntamente com os órgãos de segurança pública nas investigações e operações que combatem fraudes e golpes e as informações de suspeitas de fraudes e golpes são consideradas sigilosas e repassadas exclusivamente à Polícia Federal e demais órgãos competentes, para análise e investigação. O banco ressalta ainda que monitora ininterruptamente seus produtos, serviços e transações bancárias para identificar e investigar casos suspeitos”, disse a nota.
Para evitar golpes:
- A Caixa não envia SMS com link e só envia e-mails se o cliente autorizar;
- Não forneça senhas ou outros dados de acesso em outros sites ou aplicativos;
- O cliente deve estar sempre atento a qualquer atividade e situação não usual e, principalmente, não clicar em links recebidos por SMS, WhatsApp ou redes sociais para acesso a contas e valores a receber;
- Desconfie de informações sensacionalistas e de “oportunidades imperdíveis”;
- Links suspeitos podem levar à instalação de programas espiões, que podem ficar ocultos no celular ou computador, coletando informações de navegação e dados do usuário;
- Utilizar sempre navegadores e softwares de antivírus atualizados;
- A Caixa jamais pede senha e assinatura eletrônica numa mesma página, sendo a assinatura digitada somente por meio da imagem do teclado virtual;
- Senhas e cartões são pessoais e intransferíveis. Senhas bancárias não devem estar disponíveis em aparelhos celulares ou computadores;
- A CAIXA não realiza ligações telefônicas solicitando a instalação de aplicativos e orienta seus clientes que não insiram usuário ou senha de acesso em sites e aplicativos que não sejam desenvolvidos pela CAIXA. É importante observar que todos os aplicativos da CAIXA disponíveis nas lojas do sistema Android, iOS e Windows Phone possuem como desenvolvedor a Caixa Econômica Federal.
INVESTIGAÇÃO DA POLÍCIA
Por conta da alta de denúncias, a Polícia Civil informou que vai reunir todos os Boletins de Ocorrência e encaminhar para a Polícia Federal.
Já a Polícia Federal revelou que precisa ser notificada oficialmente pela Caixa para dar início ao procedimento de investigação.
Na última quinta-feira, 29, César Tralli também comentou a notícia durante o Jornal Hoje. Inúmeros beneficiários do Bolsa Família tiveram as contas esvaziadas.
Durante o telejornal, César Tralli ressaltou três alertas para que os beneficiários do programa fiquem atentos para não caírem em golpes. São eles:
- Bolsa Família não faz ligações;
- Não mandam mensagem com links;
- Canais oficiais são mensagens nos extratos bancários e aplicativo oficial do programa social.
Como saber se tem dinheiro no Caixa Tem?
Para consultar o saldo no Caixa Tem, basta seguir esses passos:
- Acesse o aplicativo Caixa Tem;
- Clique em “Entrar”;
- Informe seu CPF e senha, e clique em “Entrar”;
- Na parte superior, clique em “Mostrar saldo”;
- Pronto! O saldo será mostrado em tela.
Autor(a):
Giovana Misson
Eu sou Giovana Misson, jornalista por formação pela Universidade Mackenzie de São Paulo. Criadora de conteúdo digital e redatora sobre o mundo das celebridades desde 2019. Já trabalhei em assessoria de imprensa, local em que cuidei de marcas de peso e por redações focadas no entretenimento. Sou apaixonada por moda, beleza, música, séries e nunca perco uma fofoca. Faço matérias focadas em programas de televisão e sobre o cotidiano dos famosos. Email: [email protected]