INSS informa notícia sobre os benefícios negados dos segurados
O Instituo Nacional do Seguro Social (INSS) anuncia uma notícia bombástica aos aposentados e pensionistas do instituto, referente aos benefícios solicitados por segurados durante o mês de junho, mas que foram negados por algum motivo.
No entanto, os dados coletam pedidos de aposentadoria por idade e por tempo de contribuição, pensão por morte e BPC (Benefício de Prestação Continuada) do idoso, excluindo aqueles que precisam de perícia médica, como aposentadoria por incapacidade permanente e auxílio por incapacidade temporária.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo as informações da Folha de S. Paulo, os principais motivos que levam o INSS a negar a solicitação estão ligados com a falta de documentação que comprove o direito e o fato de o segurado não ter atingido as condições mínimas para ter a renda previdenciária, ou no caso de não provar que atingiu essas condições, após a reforma da Previdência em 2019.
Portanto, em junho deste ano, o instituo analisou 860,5 mil benefícios, dos quais 54% foram concedidos e 46%, negados. Do total, 515,3 mil foram pedidos de aposentadoria e pensão, que tiveram o indeferimento em 49% dos casos e a concessão em 21% deles. Das 345,2 mil perícias realizadas, 58% comprovaram a incapacidade temporária ou permanente, resultando a liberação do benefício, e 42% não.
Ainda de acordo com o portal, a fila de pedidos à Previdência Social chegou a 1,8 milhão de segurados no primeiro semestre deste ano, fazendo o governo editar medida provisória para o pagamento de bônus a servidores administrativos e peritos médicos, como parte de uma estratégia de acelerar a fila e incentiva-lá a andar.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Desse modo, prevê que o tempo de espera diminua, para no máximo 45 dias até o final de dezembro, conforme determina a legislação previdenciária, já que atualmente, a maioria dos segurados aguarda até 90 dias, mas há casos em que a resposta ou solicitação passa de um ano, como no BPC da pessoa com deficiência.
Quais são os principais erros no INSS?
- Falta de tempo de contribuição ou idade para aposentadoria
- Falta de prova de união estável
- Renda acima do limite para o BPC
- Perícia não aponta deficiência ou doença