Jornal da Globo fala sobre benefício do INSS para mulheres
Na última terça-feira, 16, o Jornal da Globo, mais conhecido como G1, confirmou uma liberação do INSS a milhares de brasileiros.
O anúncio, feito através do próprio instituto, falou sobre o salário-maternidade e os golpes envolvendo o benefício.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Instituto Nacional do Seguro Social divulgou um alerta reforçando que não é preciso contar com intermediários para conseguir o salário-maternidade.
Isso porque, inúmeros famosos realizaram propagandas de uma empresa que oferece assessoria para mulheres receberem o auxílio do INSS.
Nas redes sociais, alguns influenciadores mostram propagandas com anúncios, como “Atenção, mamães e gravidinhas”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Desse modo, o INSS voltou a informar que a trabalhadora pode solicitar o salário-maternidade sem a necessidade de terceiros.
No ano de 2023, o instituto já havia alertado as trabalhadoras sobre o assunto, de acordo com o Jornal da Globo.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na época, o INSS também reforçou que o pedido para o salário-maternidade não necessita o comparecimento de uma agência.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, todo o processo é gratuito e não existe cobrança de multas ou valores adiantados para que o salário-maternidade seja liberado.
Por fim, o instituto reforçou a importância de não dar os dados do portal para qualquer pessoa e agência, uma vez que o beneficiário poderá ter problemas futuros.
Por conta das postagens nas redes sociais, o INSS acionou a Procuradoria Federal Especializada, órgão de execução da Advocacia-Geral da União (AGU). que encaminhou a solicitação para conhecimento e atuação conjunta com a Polícia Federal, segundo o Jornal da Globo.
BENEFÍCIO
O salário-maternidade é um direito trabalhista que garante à mulher um afastamento de 120 dias do emprego para cuidar do filho, sem prejuízo da sua remuneração.
O benefício é dado para seguradas do INSS que precisam se afastar do trabalho por conta do nascimento do filho ou até o aborto legal.
O salário-maternidade também é dado para beneficiárias que não estejam em atividade, mas permaneçam em período de manutenção da qualidade de segurado (até 12 meses após a última contribuição).
Para pedir o benefício maternidade, basta acessar o portal do Meu INSS e procurar por “salário-maternidade urbano” ou “salário-maternidade rural.
Por fim, o cálculo do salário-maternidade varia de acordo com a condição da pessoa e o valor de seu salário.
Como é pago o décimo terceiro pelo INSS?
E por falar no INSS, segundo a especialista do TV Foco, Lennita Lee, o Governo Federal confirmou a antecipação do 13º salário para o mês de abril e maio.
A primeira parcela corresponderá a 50% sobre o valor do benefício. A segunda será paga com valor correspondente a diferença dos 50% antecipados e o total do abono anual, de acordo com o UOL.