É comum ao realizar alguma compra em lojas e supermercados o atendente perguntar se quer colocar o CPF na nota. Muitos clientes decidem não colocar, e se for um deles, saiba que você pode ter benefícios ao informar
Nos últimos anos uma pergunta virou hábito na hora de realizar compras: “CPF na nota?”. Pela pressa de pagar, não lembrar ou número ou receio de informar seu documento, muitos clientes desistem de compartilhar a informação. No entanto, aceitar colocar pode trazer benefícios.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No Brasil, 15 estados possuem o programa de CPF na nota. Essa iniciativa serve para que os governos estaduais possam verificar a tributação fiscal do comércio.
Além disso, inserir o CPF na nota fiscal também ajuda no combate à sonegação de impostos. Por essas razões, é comum que o governo incentive os cidadãos a informar o CPF na nota no momento da compra.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quais são os benefícios?
Para mobilizar a população a colocar os dados na nota fiscal, foram criados programas que podem beneficiar. Assim, é possível que tenham descontos em tributos, como no IPTU e no IPVA.
No entanto, isso depende de cada estado e alguns ainda não contemplam esse programa de CPF na nota.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, São Paulo e Sergipe são os que disponibilizam.
Um fato precisa ser esclarecido sobre o CPF na nota, já que muitos acreditam que informar os dados aumenta o score de crédito. Isso, no entanto, é falso. Colocar – ou não – não impacta no cálculo feito para concessão de crédito.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE