“Big Brother Brasil” e “A Fazenda” aos poucos perdem público

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Audiencia

Gráfico mostra a queda que “A Fazenda” e o “BBB” tiveram nas últimas 7 edições. (Montagem: TV Foco)

O reality show sempre foi uma das escolhas mais bem sucedidas com o público brasileiro. O formato de confinamento em uma casa, com câmeras e disputas chegou ao Brasil em 2001, com a estreia do “Casa dos Artistas”, que teve enorme alvoroço e grandes picos de audiência. No mesmo ano, o SBT e a Globo travaram uma briga histórica após a emissora de Silvio Santos ser acusada de plágio, já que a Globo havia adquirido os direitos de transmissão do “Big Brother”, formato recusado por Silvio Santos. O SBT perdeu…

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Porém, foram produzidas mais versões do reality Casa dos Artistas, sem alcançar a mesma repercussão e audiência. Enquanto isso, a Globo seguia produzindo outras versões do Big Brother, alcançando sempre bom faturamento e público.

E para história ficar completa, a Record lançou em 2009 “A Fazenda”, com a audaciosa vantagem de 500 mil reais à frente do BBB, a estreia marcou 16 pontos (Foto) e rendeu bons resultados.

Atualmente, o “BBB” e “A Fazenda” perderam quase metade dos seus índices, mostrando a desvalorização diante ao público. Apesar disso, é incontestável o sucesso comercial de ambos, tanto que é o fator principal para a renovação de cada edição. Além disso, o sucesso em redes sociais, como o Twitter, garante maior visualização para cada emissora.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No gráfico acima, percebemos que o público, aos poucos, está abandonando o gênero Casa/Confinamento. Falta de criatividade? Aumento de público na TV paga? Vários fatores ajudam a explicar esta queda.

Em sete edições, o Big Brother Brasil teve uma queda de 48,1% (Se os números continuassem assim nas próximas 5 edições, a audiência do BBB ficaria abaixo de 15 pontos). Já “A Fazenda” teve queda de 31,2%.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Esses números deveriam servir de alerta às emissoras para uma possível inovação nos formatos, já que são praticamente iguais em todas edições, apenas com mudanças técnicas e nas polêmicas. Daqui uns anos, essa “Mina de Ouro” que a TV tanto usa poderá acabar de forma vergonhosa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A redação do site TV Foco é formada por vários profissionais que estão sempre prontos para informar seu público e levar o máximo de informações para ele. Por isso, estamos sempre antenados em tudo que está acontecendo na TV, nas redes sociais, nas festas e em todos os cantos do mundinho dos famosos.Redação TV FOCO publica notícias diariamente sobre o mundo do famosos e também da televisão. Especializado em números sobre a audiência da TV. Para entrar em contato envie um email para: redacao@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile