Nova lei é anunciada para ônibus e metrô em todo o Brasil, com Bilhete Único nacional em 2024
Uma nova lei foi anunciada, para se ter um novo super cartão para ônibus e metrô em todo o Brasil, com a criação de um Bilhete Único nacional, o que facilitaria a vida de todos os brasileiros.
Os transportes públicos são fundamentais, principalmente nas grandes cidades, para que as pessoas consigam fugir do trânsito e muitas vezes economizar um dinheiro da gasolina, já que a condução é bem mais barata.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o portal ‘Diário do Transporte’, o Projeto de Lei 1830/22 está sendo discutido, no qual a União vai coordenar a implementação de um sistema nacional de Bilhete Único para todos os tipos de transporte público.
O super cartão teria validade em todo o território nacional, e a Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados aprovou, mas ainda falta a aprovação das comissões de Viação e Transportes e da Constituição e Justiça e de Cidadania.
O relator, deputado Augusto Puppio (MDB-AP), que explicou o porquê se deve ser aprovado, revelando que reduziriam os custos e traria mais eficácia para a organização do sistema.
“Essa proposta proporcionará eficiência operacional, redução de custos e melhorias na integração do serviço, resguardando a eficácia e a organização do sistema”, explicou o deputado Augusto Puppio.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Multa de quase R$6000 e perda da CNH: Lei de trânsito traz 2 punições máximas a motoristas por 1 atitude
● Folga de 7 dias além das férias e sem desconto no salário: Lei trabalhista em vigor traz 2 vitórias a CLTs
● Mercado Livre e Amazon atingidos: Governo emite novo decreto e proíbe venda de n°1 dos brasileiros
Já o autor do Projeto de Lei, o deputado Kim Kataguiri (União-SP), comentou que essa unificação iria facilitar a vida dos trabalhadores que moram e trabalham em municípios diferentes, que são obrigados a utilizarem dois sistemas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Atualmente, cada localidade tem o seu próprio sistema de pagamento. A pessoa que mora em um município e trabalha em outro, é forçada, muitas vezes, a usar dois sistemas”, explicou Kim Kataguiri.
Esse projeto tramita em caráter conclusivo, por tanto não precisa passar pelo Plenário, caso as comissões aprovem sem alterações.
Quantas pessoas usam transporte público no Brasil?
De acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, 44,3% da população brasileira utilizam transportes públicos semanalmente.