Agora

Tarcísio ciente: Bilhete Único traz FIM vital do pagamento no ônibus, metrô e CPTM para salvar 3M de paulistas

Tarcísio de Freitas e Bilhete único (Reprodução - Internet)

Tarcísio de Freitas e Bilhete único (Reprodução - Internet)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Bilhete único entrega fim de pagamento em metrô e CPTM a milhares de paulistas

Tarcísio de Freitas, Governador de São Paulo, manteve em sua gestão alguns benefícios do Bilhete Único no metrô e CPTM.

Acontece que alguns beneficiários do Bilhete único não pagam passagens de transporte público, ajudando essas pessoas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo o próprio portal do Bilhete Único, um dos beneficiários é a pessoa com deficiência.

O Bilhete Único Especial da Pessoa com Deficiência pode ser solicitado por pessoas com deficiência residentes no Município de São Paulo, na Região Metropolitana de São Paulo, ou nas cidades de Campo Limpo Paulista, Várzea Paulista e Jundiaí, com diagnóstico, comprometimentos e/ou limitações compatíveis com a definição de deficiência, conforme previsto nas Normas Reguladoras vigentes.

Quantas pessoas com deficiência tem em São Paulo?

O Estado de São Paulo tem 3,3 milhões de pessoas com deficiência, segundo o Observatório dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Marcos da Costa, secretário dos Direitos da Pessoa com Deficiência, afirma que a ferramenta centraliza dados demográficos, de educação e emprego, além de outros indicadores, e foi desenvolvida a partir da Base de Dados dos Direitos da Pessoa com Deficiência, criada em 2019.

“Sabemos da importância de fornecer dados concretos a cerca das pessoas com deficiência em diversos aspectos de suas vidas. Por isso, reformulamos a nossa antiga Base de Dados e criamos o novo Observatório dos Direitos da Pessoa Com Deficiência, mais dinâmico e de fácil navegação, em parceria com a Fundação Seade.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Atualizamos as fontes, incorporando dados de 2022 e 2023, abrangendo população, emprego, educação, vulnerabilidade social, esporte, entre outros. Estamos incluindo novos dados, como o Atlas da Violência. E também vamos adicionar as informações do Censo 2022 sobre pessoas com deficiência em São Paulo, assim que forem disponibilizadas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A proposta é que o Observatório se torne um instrumento para induzir políticas públicas, um ponto de partida para a construção de novas ações inclusivas em todos os 645 municípios do Estado de São Paulo. Para isso, é fundamental que a gente busque sempre novos números e dados oficiais mais atualizados.

Mas, acreditamos que só podemos efetivar políticas públicas assertivas e com resposta positiva se conhecermos a população com deficiência em nosso Estado. Essa plataforma será uma grande aliada na construção dessas ações, permitindo-nos alcançar diretamente as pessoas que mais necessitam delas”, diz o secretário.

Bilhete único de SP (Foto: Internet)

Conclusão final:

Portanto, pessoas com deficiência não precisam pagar o transporte público na cidade de São Paulo. O Bilhete único permite a gratuidade no Metrô e na CPTM.

O QUE É O BILHETE ÚNICO?

Portanto, o Bilhete Único é um cartão que permite o pagamento de tarifas de transporte público em um único sistema. Ele armazena créditos eletrônicos e oferece vários benefícios, como: 

O Bilhete Único é de uso pessoal e intransferível, podendo cair em bloqueio se utilizado de forma errada (Foto: Divulgação)

Sou Bruno Zanchetta, jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo. Há mais de 4 anos com experiência em redação jornalística, análise e métricas de SEO. Especialista TV Foco em matérias automotivas e esportivas, mas, escrevo um pouco de tudo. Triatleta e torcedor do São Bernardo Futebol Clube! Bruno Zanchetta no linkedin e meu e-mail profissional é: bruno.zanchetta@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile