Chocante!
Bloqueio decretado e fim de atividades: O adeus de aplicativo tão grande quanto o Whatsapp no Brasil após anos
19/06/2024 às 16h31
Plataforma de mensagens é bloqueada no Brasil e encerra atividades após escândalo
Como muitos já sabem, o Whatsapp é um dos aplicativos mais usados no mundo, especialmente quando se trata do serviço de mensagens instantâneas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No entanto, o que poucos lembram, é que antes mesmo do Whatsapp nascer e tomar o ranking das plataformas, outro app de mensagens seguia como líder do segmento.
Estamos falando do ICQ, um dos primeiros serviços de mensagens instantâneas, assim como o AOL Instant Messenger ou o MSN, que permitiam conversas em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O app era conhecido por seu alerta “Uh oh!” característico e se diferenciava dos outros por atribuir aos usuários um número próprio.
Segundo informações do UOL, a plataforma foi criada em 1996 pela empresa israelense Mirabills e foi comprado pela AOL (America Online) em 1998.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Contudo, o ICQ chegou a ter 100 milhões de usuários registrado em 2001 e fazia um sucesso estrondoso. Na época, o uso no Brasil era majoritariamente feito pelo computador.
Entretanto, em setembro de 2023, o app foi bloqueado no Brasil pela Justiça do Distrito Federal, após pedido da Polícia Federal, por disseminação de pornografia infantil.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● 14 celulares populares têm fim do WhatsApp confirmado em 2024 e donos ficam sem chão
● Anatel ciente: WhatsApp crava FIM de serviço vital em celulares populares e atinge brasileiros em 2025
● Donos de Samsung atingidos: Fim de serviço popular do WhatsApp é confirmado em 2024 e usuários choram
Segundo comunicado da PF, houve “inúmeras tentativas infrutíferas de comunicação com o aplicativo”, que vem “sendo utilizado para disseminação de vídeos e imagens de crianças e adolescentes em condição de nudez e/ou sendo abusadas sexualmente”.
Desse modo, com a ajuda da Anatel, o ICQ foi bloqueado por provedores do território nacional e logo em seguida, o Google bloqueou em meados de junho o do elias do aplicativo em sua loja.
Isso porque, o compartilhamentos de tais conteúdos é tipificado como crime de abuso sexual infantil, que está previsto no ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), além do crime de estupro de vulnerável, presente no Código Penal.
Quais são os 10 aplicativos mais usados no Brasil?
- WhatsApp (93%)
- Facebook (79%)
- YouTube (60%)
- Instagram (37%)
- Jogos em geral (35%)
- Mapas em geral (19%)
- Lojas de aplicativos (17%)
- Twitter (14%)
Autor(a):
Luiza Lefundes
Cursando Jornalismo e completamente apaixonada por comunicação social e entretenimento. Antenada nas redes sociais e acompanhando as vidas movimentadas das celebridades. Fanática pelas divas do pop e extremamente cinéfila, sou a pessoa que passa horas vendo filmes e está sempre procurando séries novas. Meu objetivo é ser o mais clara possível e espalhar todas as fofocas.