Bloqueio de linhas: Nova lei da ANATEL em vigor em 2025 traz 1 alerta para suspensão na Vivo, Claro e TIM

Anatel, Vivo, Claro e Tim (Fotos: Reproduções / Governo Federal / operadoras)

Anatel, Vivo, Claro e Tim (Fotos: Reproduções / Governo Federal / operadoras)

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Nova lei da Anatel atinge operadoras no segundo semestre de 2025

No dia 28 de agosto, a Anatel prorrogou uma medida que chega com bloqueio as principais operadoras, como Claro, Vivo e Tim. Porém, a medida entrará em vigor em 2025.

Nesta quinta-feira, 02, iremos mostrar todos os detalhes sobre a implementação do Regulamento Geral de Direitos do Consumidor de Serviços de Telecomunicações (RGC).

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Nova lei

De acordo com informações do portal CNN, a principal mudança é no bloqueio de linhas após 20 dias de atraso no pagamento da conta de seu pacote de celular pós-pago.

Porém, as operadoras, como Claro, Tim, Oi e Vivo, pediram o adiamento da medida sob alegação de complexidade na implementação das novas obrigações regulatórias.

Entra em vigor em setembro

Desse modo, a nova lei passará a valer apenas no dia 01 de setembro deste ano.

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Segundo a decisão do conselho diretor da Anatel, a prorrogação foi necessária para adaptação das operadoras e da Agência ao RGC para garantir uma transição bem-sucedida.

Mulher falando no celular (Foto: Canva)

Suspensão em operadoras

A partir de setembro, o regulamento irá alterar a forma em que a suspensão de linhas pós-pagas funcionam.

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Atualmente, a regra para suspensão funciona da seguinte forma:

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Nova regra

A partir do dia primeiro de setembro, as novas regras funcionarão da seguinte forma:

Além disso, a revisão do regulamento também autoriza a diminuição do número de lojas físicas para atendimento ao cliente, regulamenta pacotes 100% digitais e determina o horário de atendimento humano no telemarketing.

Anatel (Foto: Governo Federal)

Considerações finais

Em suma, a Anatel realizou mudanças na Regulamento Geral de Direitos do Consumidor de Serviços de Telecomunicações (RGC). Agora, operadoras poderão suspender o corte de serviços após 20 dias do atraso da fatura do cliente.

Veja mais informações sobre a Anatel clicando aqui.

Qual o número para falar com os atendentes da Claro?

Como havíamos mencionado, a Claro tornou-se uma das principais operadoras do Brasil.

Desse modo, os clientes procuram o número da empresa para falar com um atendente para resolver problemas, tirar dúvidas ou pedir segunda via de boletos.

De acordo com o portal oficial da empresa, o cliente pode falar com atendente no número 1052 (para telefone móvel). Já para residencial são: 10621; 10699; 0800 723 6626.

Logo da Claro – Foto: Internet

Autor(a):

Eu sou Giovana Misson, jornalista por formação pela Universidade Mackenzie de São Paulo. Criadora de conteúdo digital e redatora sobre o mundo das celebridades desde 2019. Já trabalhei em assessoria de imprensa, local em que cuidei de marcas de peso e por redações focadas no entretenimento. Sou apaixonada por moda, beleza, música, séries e nunca perco uma fofoca. Faço matérias focadas em programas de televisão e sobre o cotidiano dos famosos. Email: giovana.misson@otvfoco.com.br

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