Novo registro geral entra em vigor e brasileiros precisam ficar atentos
Recentemente o Governo Federal anunciou um novo modelo de registro geral (RG). Isso porque antes o documento era emitido por cada estado, podendo uma pessoa possuir até 27 registros, o que é um problema visto o número de atividades fraudulentas envolvendo a identidade. Dessa forma, uma lei que institui o novo RG entrou em vigor visando, principalmente, acabar com essas fraudes.
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Isso porque um documento único será emitido e começará a substituir os que estão em vigor, a chamada Carteira de Identidade Nacional (CIN), prevista na Lei 14.534, sancionada em 11 de janeiro de 2023. Entretanto, segundo o portal ‘Blog do idwall’, os RGs atuais ainda valerão por até 10 anos para as pessoas com até 60 anos e, para quem tem acima de 60, será aceita por prazo indeterminado.
No ano passado, o novo RG começou a ser emitido em todas as unidades da federação. Logo, em 10 anos, a CIN deve ficar no lugar de todos os RG’s. Dessa forma, visando o fim das fraudes e burocracia governamental. Assim, caso o cidadão emita um novo documento em outro estado, essa nova cópia contará como segunda via, pois a numeração é única e não poderá sofrer alteração.
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Bloqueios nos bancos e no INSS
Segundo as informações do portal Meu ID, quando se trata de solicitar um empréstimo ou financiamento, é crucial garantir que seu Registro Geral (RG) esteja atualizado.
Isso se deve na maioria ao reforço das medidas de segurança contra fraudes de identidade por parte dos bancos e instituições financeiras. Essa prática não apenas aumenta sua própria segurança, mas também reduz o risco de fraude. Assim, impedindo que terceiros obtenham empréstimos ou financiamentos em seu nome.
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Entretanto, aqueles com mais de 60 anos não precisão se preocupar com a emissão de um novo RG, desde que o atual esteja em bom estado de conservação.
Além disso, para manter o benefício junto ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), os aposentados e pensionistas precisam fazer a chamada prova de vida. Que consiste na apresentação da documentação nos bancos, incluindo o RG com até 10 anos de emissão.
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Como emitir o novo RG?
Para emitir o novo RG, você precisa seguir alguns passos:
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- Agendar: Acesse o site do seu estado e agende um horário em um posto de identificação.
- Documentos: Leve os documentos originais e cópias de: RG atual (se tiver), CPF, comprovante de residência e certidão de nascimento (ou casamento).
- Pagamento: Pague a taxa de emissão no local.
- Biometria: No dia agendado, compareça ao posto e faça a coleta de dados biométricos (foto, digitais e assinatura).
- Retirada: O novo RG fica pronto em até 10 dias úteis e pode ser retirado no mesmo local ou pelos Correios (com taxa adicional).