FIQUE POR DENTRO!
Facão a solta: Governo anuncia bloqueio do Bolsa Família e deixa 1.199 CPFS sem benefício em 2025
27/01/2025 às 5h00

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Governo cancela Bolsa Família de lista com 1.199 CPFs após situação detectada, deixando milhares de famílias sem o benefício em 2025
Neste ano de 2025, milhares de famílias que estavam pré-cadastradas no programa Bolsa Família tiveram a aprovação do benefício bloqueada.
A decisão faz parte de uma série de medidas adotadas pelo Ministério do Desenvolvimento Social a fim de garantir a transparência e a correta destinação dos recursos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A partir de informações oficiais do Governo, a equipe especializada em programas sociais do TV Foco traz mais detalhes dos motivos desse bloqueio e quais foram as famílias afetadas pela medida.

Entenda a medida
Em suma, no dia 17 de janeiro de 2025, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) publicou uma norma complementar no Diário Oficial da União (DOU) detalhando o processo de monitoramento do Programa Bolsa Família.
O objetivo desta medida é direcionar os benefícios às famílias mais vulneráveis, de acordo com a lei.
Leia também:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Atenção: Redução no valor do Bolsa Família é confirmada para maio e beneficiários devem se preparar

Fim dos R$600: 3 passos infalíveis para garantir aumento no Bolsa Família em maio de 2025

Atenção: Lei do Bolsa Família em vigor revela real sobre fim dos R$600 aos que viraram CLTs
Ou seja, a identificação de famílias com membros eleitos para cargos públicos nas esferas municipal, estadual ou federal pode apontar para uma situação financeira mais estável, fazendo os membros dessa família ficarem fora do parâmetro.
Portanto, para manter a focalização do programa e garantir que os recursos sejam destinados às famílias que realmente precisam, o MDS determinou que:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- As famílias que já recebem o Bolsa Família e têm membros eleitos para cargos públicos tenham os seus benefícios cancelados, medida essa que vigorou a partir deste mês de janeiro de 2025.
- Além disso, as famílias não beneficiárias, mas inscritas no Cadastro Único (CadÚnico), que apresentem membros eleitos, terão a sua entrada no programa impedida durante o período do mandato eletivo.

Dados do cancelamento:
Conforme dito acima, no total, 1.194 famílias em todo o país foram desligadas do Programa, tendo seus benefícios cancelados, sendo:
- 7 pertencentes a prefeitos(as);
- 19 a vice-prefeitos(as);
- 1.168 a vereadores(as).
Como se informar mais sobre o Bolsa Família?
MAS ATENÇÃO: Caso você precise de mais informações sobre o programa social, vocês podem entrar em contato pelo correio eletrônico bolsa.familia@mds.gov.br.
Ou pelos canais de atendimento:
- Por Telefone: 121;
- WathsApp: +55 61 4042-1552 ou pelo link https://wa.me/556140421552 – Essa opção conta também, com o atendimento em Libras.
- Ouvidoria do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome – MDS.
- Para outras opções, clique aqui*

Considerações finais:
Em suma, o benefício do Bolsa Família de 1.199 famílias foram cancelados em 2025.
Essa medida foi tomada após a identificação de membros eleitos em cargos públicos nessas famílias, o que, segundo as regras do programa, as torna inelegíveis para receber o benefício.
Por fim, essa decisão visa garantir que os recursos sejam direcionados às famílias mais necessitadas.
Mas, para mais informações sobre o Bolsa Família, clique aqui*.
Autor(a):
Lennita Lee
Meu nome é Lennita Lee, tenho 34 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora e voltei para essa cidade para recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever.Minha maior paixão sempre foi dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras. Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ...Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.