ALERTA MÁXIMO

Bloqueio do Bolsa Família: Milhares de pessoas são atingidas por nova suspensão do benefício

04/08/2023 às 17h22

Por: Larissa Santos
Imagem PreCarregada
Bolsa Família é um programa social do Governo - Foto Internet

ATENÇÃO: Bolsa Família está promovendo bloqueios e milhões podem ser atingidos com suspensão do benefício

Milhares de pessoas podem ter o Bolsa Família cancelados. Isso porque, a falta de atualização cadastral ou ao não cumprimento das regras de condicionalidade do programa social podem acabar fazendo com que o benefício seja suspenso.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No entanto, é possível tentar reaver o benefício seguindo algumas etapas específicas.

Terror para os bolsos: Na Record, Gottino confirma péssima notícia que atinge milhares de motoristas! E MAIS

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

SUSPENSÃO DO BENEFÍCIO

Caso o benefício seja suspenso, o primeiro passo é ir até o centro de atendimento do Bolsa Família ou do Cadastro Único, onde o beneficiário se cadastrou inicialmente. Nesse local, é possível buscar a regularização da situação para que o pagamento seja retomado, conforme orientações do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

Aqueles que tiveram o Bolsa Família cancelado recebem uma mensagem informativa em seu extrato bancário. Além disso, o beneficiário pode consultar o status de seu benefício por meio do aplicativo oficial do programa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O número de famílias beneficiadas pelo Bolsa Família registrou uma diminuição para 20,9 milhões em julho, representando uma queda de quase 320 mil famílias em relação ao mês anterior, quando 21,2 milhões receberam o auxílio.

O prazo médio para o desbloqueio do benefício é de 90 dias. Após a atualização do cadastro, a família que atende aos requisitos voltará a receber os pagamentos normalmente, inclusive os valores retroativos referentes aos meses de bloqueio, de acordo com as diretrizes governamentais.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As principais razões para o cancelamento do Bolsa Família são inconsistências cadastrais, falta de atualização de dados, fim da regra de emancipação do Auxílio Brasil, que anteriormente protegia as famílias por 24 meses (12 meses para beneficiários BPC e pensionistas) caso a renda fosse de até duas vezes e meia o valor da linha de pobreza (R$ 210), ou seja, R$ 525.

ALERTA: Renner e C&A confirmam desconto gigante de até 98% e você precisa correr pra aproveitar! VEJA AINDA

Pessoa segurando o cartão do Bolsa Família - Foto Reprodução Internet

Pessoa segurando o cartão do Bolsa Família – Foto Reprodução Internet

Como não ter o Bolsa Família bloqueado?

Para evitar bloqueios, é fundamental manter os dados cadastrais sempre atualizados. O beneficiário pode permanecer no máximo 24 meses sem atualizar essas informações. Mudanças como alteração de endereço, número de telefone, composição da família (nascimento, óbito, casamento, adoção) devem ser comunicadas ao setor responsável pelo cadastramento no município.

Além disso, os beneficiários precisam cumprir as regras de condicionalidade do Bolsa Família, que envolvem áreas de saúde e educação. Isso inclui acompanhamento pré-natal, vacinação conforme o calendário nacional, monitoramento do estado nutricional de crianças até sete anos e frequência escolar mínima para crianças de 4 a 5 anos e para jovens de 6 a 18 anos. Ao matricular a criança na escola e vaciná-la, é importante informar que a família é beneficiária do Bolsa Família.

Terror para os bolsos: Na Record, Gottino confirma péssima notícia que atinge milhares de motoristas! E MAIS

Bolsa Família

Autor(a):

Cursando Relações Públicas na Universidade Anhembi Morumbi. Apaixonada por entretenimento e com passagens por outros sites como o AaronTuraTV, meu objetivo é informar com maior objetividade e clareza possíveis.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.