Uma notícia envolvendo o bloqueio em bancos cai como uma bomba em aposentados do INSS (Instituo Nacional do Seguro Social)
Aposentados e pensionistas do INSS estão surpresos com essa notícia. Afinal, um bloqueio essencial cai em bancos e afeta todos os segurados do órgão.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O time de especialistas em Previdência do TV Foco, a partir de informações coletadas no Gazeta do Povo e FDR, esclarece o que aconteceu.
BENEFICIÁRIOS DO INSS EM ALERTA
- Exclusividade nos bancos é derrubada pela justiça;
- Novos aposentados do INSS estão na lista de atingidos;
- Decisão foca em evitar assédio dos bancos;
- Empréstimos consignados paralisados por uns meses.
DERRUBADA PELA JUSTIÇA
Graças a decisão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), está derrubada a norma que estabelecia a exclusividade aos bancos pagadores de aposentadorias e pensões para a oferta do crédito consignado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em ressumo, nos 3 primeiros meses do recebimento, quem pagava as pensões, tinha exclusividade na oferta de empréstimos. Mas, agora isso não ocorre mais.
O pedido para o bloqueio de exclusividade partiu da Associação Brasileira de Bancos (ABBC). Então, eles não podem mais. Após esse período, todas as entidades terão o mesmo direito.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
APOSENTADOS ATINGIDOS
Mas, é uma notícia que acerta os beneficiários do INSS como uma bomba. Afinal, eles não vão poder pedir empréstimo nos primeiros 90 dias após concessão do benefício.
Sendo assim, vão enfrentar 3 meses de carência. Após o prazo, tantos os bancos pagadores de benefício, como outros, vão ter direito a oferecer o benefício para beneficiários.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A ideia da nova decisão, é também evitar o assédio contra os aposentados. Afinal, mal eles ganham os benefícios e surgem inúmeras ofertas de empréstimos consignados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONCLUSÕES FINAIS
Aposentados e pensionistas do INSS não vão mais poder solicitar empréstimos consignados três meses após a concessão do benefício. Isso porque, os bancos pagadores dos auxílios perderam a exclusividade do pagamento e estão bloqueados.
O QUE É EMPRÉSTIMO CONSIGNADO?
Ele é destinado a aposentados e pensionistas do INSS porque às parcelas são descontadas diretamente do salário, aposentadoria ou pensão do tomador do crédito.
Então, não é necessário que o banco fique cobrando a pessoa, já que sai automaticamente do benefício que ele recebe.
É um modelo muito famoso e é também o que tem menos juros. Afinal, é menos que 2%, algo difícil de encontrar sendo ofertado para outras pessoas.
Dessa maneira, é também um dos responsáveis pelo endividamento dos aposentados e pensionistas. Por conta disso, essa nova lei.