ALERTA!
Bloqueio em massa na Uber e 99: Alerta geral dos aplicativos chega a milhares e você precisa saber HOJE (20)
20/06/2024 às 12h05
Bloqueio de aplicativos de transporte urbano cai como bomba no colo dos passageiros e motoristas
Não há dúvidas de que empresas como Uber e 99 são duas gigantes quando o assunto se trata de serviços de corridas de aplicativo. A grande realidade é que, as companhias são o porto de seguro de milhões quando o tempo não é favorável para chegar em determinados locais ou até mesmo para um trajeto planejado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo informações do portal ‘zarp.localiza.com’, no dia 13 de janeiro de 2023, as empresas de transporte urbano privado, definiram diretrizes nos contratos com os motoristas colaboradores, e a falta de conformidade com essas regras pode resultar em suspensão ou até mesmo no bloqueio permanente das contas.
Isso porque, a Uber a 99 possuem seus próprios Códigos de Conduta da Comunidade, que estabelecem regras para os motoristas de aplicativos e passageiros.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Esses códigos explicam como devem ser mantidos as boas práticas e o respeito entre clientes e os motoristas durante as viagens, evitando comportamentos que possam resultar no banimento dos motoristas colaboradores.
Veja a seguir que situações são essas:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- violência;
- assédio sexual ou moral;
- ameaças ou mau comportamento;
- discriminação;
- compartilhamento de contas.
- Compartilhamento das rotas em tempo real em redes sociais ou aplicativos;
- portar armas de fogo ou objetos de perfuração;
- uso de documentos falsos;
- aceitar viagens fora da plataforma;
- recusar passageiros que usam animais de serviço ou equipamentos pra deficiência.
Portanto, de acordo com informações fornecidas, o bloqueio ou banimento dos motoristas contratados é uma das principais fontes de reclamações entre os condutores dos veículos atualmente.
E devido a isso, em muitos casos, os bloqueio indevidos podem ocorrer, inclusive nesta quinta-feira (20), deixando os motoristas inocentes impossibilitados de obter sua renda. No entanto, se o bloqueio for aplicado de maneira injusta, o motorista poderá resolver o problema entrando em contato com o suporte da empresa, que reativará o cadastro em até 72 horas. E assim, prosseguir com suas atividades normalmente.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Extinção do RG: Brasileiros recebem ultimato e novo documento exigido é retirado em 3 passos
● Falência e lojas fechadas: 2 shoppings populares de SP tem adeus confirmado após décadas
● Falência, engolida pelo Carrefour e R$9M pelos ares: Extinção de 3 redes de supermercado desolam país
Adicionalmente, no site oficial da Uber, a empresa destaca os motivos pelos quais um motorista pode ser excluído do aplicativo. Conforme mencionado, a desativação pode ocorrer devido a histórico criminal, incidentes de segurança e atividades fraudulentas.
“No momento da desativação, a Uber pode informar a atividade fraudulenta detectada, como a identificação de uso de documento fraudulento, tentativa de manipulação de sistemas ou de viagens”, diz o site.
Por outro lado, a 99 possui um documento em que menciona que o motorista parceiro “que for reiteradamente mal avaliado poderá ter a sua licença de uso do aplicativo cancelada”. Todavia, não apresenta mais detalhes sobre o caso.
Como usar o app da Uber?
1 – Crie uma conta
Para solicitar uma viagem, você pode usar seu navegador ou o app da Uber. Para baixar o app, acesse a App Store ou o Google Play. Crie sua conta usando seu e-mail e número de telefone.
2 – Informe seu destino
Abra o app e insira seu destino na caixa “Para onde?”. Toque para confirmar o local de partida e em “Confirmar” de novo para encontrar um motorista perto de você.
3 – Encontre seu motorista
Você pode acompanhar a chegada do seu Uber no mapa. Quando faltarem poucos minutos, espere pelo motorista no local de partida.
4 – Consulte as informações da viagem
Para sua segurança, veja se está entrando no carro certo. Antes de embarcar, confira se o motorista, o modelo e a placa do carro conferem com as informações que você vê no app. Assim que entrar no carro, espere o motorista perguntar o seu nome antes de partir.
5 – Aguarde
Pague quando chegar ao seu destino, sem complicações. As opções variam conforme a região. Use dinheiro ou outra forma de pagamento, como cartão de crédito ou saldo do Uber Cash.
6 – Avalie sua viagem
Conte para a gente como foi a viagem. Você também pode elogiar seu motorista ou adicionar um valor extra no app.
Autor(a):
Taís Araújo
Me chamo Taís Araújo. Sou estudante de Engenharia Produção Civil (IFCE). Passei a integrar a equipe do TV Foco em 2023, mas sempre tive uma paixão especial pelos bastidores da TV e notícias das celebridades. Estou sempre antenada nas redes sociais. Escrevo atualmente no site sobre os mais diferentes assuntos, como futebol, famosos e curiosidades no geral. Minhas redes sociais são: