Uma lei de última hora da Anatel traz uma proibição às pressas que atinge Vivo, Tim, Claro e as demais operadoras. Todos se surpreenderam com a decisão, já que afeta milhões de pessoas
Nos últimos dias do mês de agosto, todas as pessoas se surpreenderam com uma lei que chegou às pressas na Anatel. Isso porque atingiu em cheio as principais operadoras, como a Claro, Vivo e a Tim.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, um grande aplicativo, que contava com milhões de usuários diariamente, é o protagonista dessa proibição. A medida aconteceu de maneira muito rápida, com o acesso sendo limitado para todos os usuários.
De acordo com o portal ‘G1’, no último dia 30 de agosto, a Anetel revelou ter recebido uma ordem do STF para suspender o X, antigo Twitter, no Brasil. Além disso, deram um prazo de no máximo 24 horas, e esse tempo foi repassado para as operadoras como Tim, Vivo e Claro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale lembrar que o órgão é o responsável por regular o acesso à internet no país. “A gente espera que, ao longo do final de semana, todas as empresas consigam implementar o bloqueio”, declarou o presidente da Anatel, Carlos Baigorri.
Ainda segundo ele, essa foi a primeira vez em que executaram um bloqueio dessa magnitude, já que se tratava de um aplicativo com milhões de pessoas. Porém, revelou que esse processo é bastante rotineiro no órgão, mas geralmente não tem tanta evidência assim.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Desde o início do mês de setembro, ninguém mais consegue acessar o X, antigo Twitter, no Brasil. Quando entra no aplicativo nada carrega, não sendo mais possível fazer nenhuma movimentação no aplicativo.
Um dos principais motivos pela decisão do STF foi pelo fato da utilização do X no Brasil para a divulgação em massa de ódio e racismo. Portanto essa decisão deveria ser atendida de maneira imediata, com o bloqueio em massa.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
40 milhões de usuários
De acordo com uma pesquisa de mercado realizada pelo eMarketer, o X no Brasil contava com 40 milhões de usuários mensalmente. Assim, cerca de 20% dos brasileiros utilizavam o aplicativo e por isso chamou tanto a atenção a decisão de bloqueio.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, ele ocupava a sexta posição dos aplicativos com o maior número de usuários no país. Vale lembrar que o STF, de acordo com o ‘G1’, ainda tomou a decisão de multar em R$50 mil quem utilizar de alguma maneira o X no Brasil.