Se você é um beneficiário do Bolsa Família e não quer perder o seu benefício, essa notícia é exatamente para você
O Bolsa Família, como todos sabem, é o principal programa do Governo Federal na atualidade.
Atendendo milhões de famílias em todo o país, o programa social deposita mensalmente o valor mínimo de 600,00 reais aos beneficiários, com o objetivo de diminuir a desigualdade social do Brasil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dessa forma, é importante falar que os usuários do Bolsa Família foram pegos de surpresa com situações de bloqueio e cancelamento, e todos precisam saber como fugir disso.
Bom, acontece que, tanto para se cadastrar, como para se manter no programa, é necessário que os beneficiários atendam aos requisitos.
Dentre eles, podemos citar a frequência escolar mínima e o acompanhamento das vacinações e exames de saúde das crianças da família beneficiária.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Assim, caso as regras não sejam cumpridas, pode acarretar em bloqueio e cancelamento temporário do programa.
Quais são as regras para permanecer no programa?
Dessa forma, se você é um beneficiário, precisa se atentar a todas as regras. Confira a seguir:
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Falência após 100 anos, adeus ao Atacadão e vendida à rival: Fim de fabrica n°1 de macarrão desola país
● Henry Borel e Eliza Samúdio: 2 cartas psicografadas de vítimas após mortes trazem revelações assustadoras
● Banco Central emite comunicado com pior notícia da poupança que atinge em cheio a Caixa, BB e + em 2025
- Frequência escolar: Para crianças de 4 a 5 anos, o responsável deve garantir uma frequência escolar mínima de 60%. Já para a faixa etária de 6 a 18 anos, é exigida uma frequência escolar mínima de 75%.
- Acompanhamento nutricional, incluindo monitoramento regular do peso e altura.
- Carteira de vacinação: O responsável deve manter a carteira de vacinação atualizada para toda a família. Isso implica em garantir que todas as doses de vacinas recomendadas sejam administradas de acordo com o calendário de imunização.
- Acompanhamento pré-natal: Para gestantes, é de extrema importância que seja feito o acompanhamento pré-natal, que consiste em consultas regulares com profissionais de saúde especializados, como médicos obstetras e enfermeiros obstetras.
Assim, por não cumprirem tais regras, as famílias estão recebendo notificações por meio de vários aplicativos, como Caixa Tem, Bolsa Família ou CadÚnico.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Advertência: alguém da sua família faltou à escola mais do que o permitido em abril ou maio de 2023. Evite o bloqueio do seu benefício. Crianças a partir de 4 anos e adolescentes devem frequentar a escola. Se quiser apresentar justificativa ou acha que houve algum erro, procure o setor do Bolsa Família da sua cidade”, diz a mensagem recebida.
Por fim, é importante falar que, caso receba tal mensagem, os beneficiários devem ir a um ponto de atendimento do Cadastro Único para atualizar seus dados.