Boa notícia foi confirmada e deixou todos em alerta
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é responsável pelo pagamento da aposentadoria e demais benefícios aos trabalhadores brasileiros. Cale lembrar ainda que o órgão está passando por um período de mudanças e de implementações, principalmente, após a chegada do novo governo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dessa vez, daremos uma boa notícia relacionada aos aposentados e pensionistas do INSS. Isso porque na sexta-feira, 14 de julho, Márcio França (PSB), ministro dos Portos e Aeroportos, anunciou que os beneficiários do instituto serão os primeiros a participar programa Voa Brasil, que oferecerá passagens aéreas por até R$ 200,00.
O Voa Brasil terá início em agosto com o objetivo de vender 5% dos assentos ociosos, ou seja, sem passageiros, nos voos domésticos. Além disso, França afirmou à Folha de S. Paulo que o governo negocia com os aeroportos a criação de um sistema de cashback para taxas de embarque para incentivar os participantes do programa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ainda segundo o ministro, as companhias Azul, Gol e Latam foram as únicas que toparam participar do programa até o momento. Além disso, cada pessoa poderá comprar quatro passagens por ano. Para deixar tudo mais regularizado, um sistema de verificação por CPF será criado para a venda de bilhetes por meio do programa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo Márcio França, o programa tem capacidade de emitir 1,5 milhões de passagens por mês, mas a liberação acontecerá gradualmente, pois é preciso preparar os aeroportos para isso. As companhias só irão disponibilizar as passagens em períodos de baixa temporada, como de março a maio e entre agosto e novembro.
O que o Jornal Nacional confirmou sobre o INSS?
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Esse dado foi apontado em uma notícia do Jornal Nacional, comandado por William Bonner e Renata Vasconcelos, no horário nobre da Globo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, um levantamento deu conta que 8 de cada 10 pessoas estão aguardando há mais de 45 dias por uma perícia do INSS. Vale ressaltar que, segundo a lei, a resposta não pode passar de um mês e meio.
Outro fato alarmante é que muitas dessas pessoas não conseguiram passar nem por uma perícia inicial e estão sem renda para se manter.
O número apresentado esse ano é 14% maior do que no ano de 2022, onde 930 mil pessoas aguardavam uma perícia.
A Associação Nacional dos Peritos Médicos explica que 30% dos pedidos não são devidos, pois não atendem nenhuma regra para a solicitação de benefício, que é no caso de pessoas que não trabalham, crianças ou aposentados.