Rodrigo Bocardi paralisa o Bom Dia São Paulo e crava proibição da Anvisa contra novo produto febre entre as mulheres
Na manhã desta terça-feira (22), Rodrigo Bocardi paralisou o Bom Dia São Paulo destacando a proibição da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), contra implantes hormonais, o famoso chip da beleza”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Conforme apurado pelo TV FOCO a partir das informações divulgadas por Bocardi no Bom Dia São Paulo, a medida da Anvisa entrou em vigor na última sexta-feira (18), mas, o assunto já vinha sendo discutido.
“Uma medida da Anvisa, mas, que já vinha sendo debatida por associações médicas devido aos riscos à saúde”, destaca Rodrigo Bocardi, em seguida a reportagem segue explicando melhor a situação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Resumo
- Na última sexta-feira, 18, a Anvisa decretou a proibição dos implantes hormonais manipulados;
- A resolução que destaca a proibição foi divulgada no mesmo dia, no Diário Oficial da União (DOU);
- Os famosos chips da beleza, utilizados para fins estéticos;
- Destacando que, o assunto já vinha sendo debatido pelas associações médicas, que já destacavam os riscos à saúde desses manipulados;
- A seguir, veja mais detalhes.
Anvisa proíbe a venda de implantes hormonais manipulados
De acordo com informações do portal ‘G1’ e de apurações realizadas pela equipe de redação do TV FOCO, a Anvisa suspendeu a manipulação, comercialização, propaganda e uso de implantes hormonais manipulados.
Conforme Bocardi destacou, esse “chip da beleza”, é um tipo de terapia hormonal para fins estéticos. Além disso, seu uso também poderia ser vinculado ao tratamento de sintomas da menstruação e menopausa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Anvisa destaca que, a medida preventiva foi adotada após denúncias apresentadas pelas entidades médicas. Diversas associações alertaram sobre o aumento significativo do uso indevido do implante.
O ‘G1’ destaca que, em dezembro de 2023, pelo menos 7 entidades médicas pediram à Anvisa a proibição. Isso porque, conforme as associações, há uma alta no atendimento de pacientes com problemas devido ao uso de implantes que combinavam vários hormônios.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além da suspensão, a Anvisa publicou um alerta sobre o uso. “Implantes hormonais para fins estéticos e de desempenho podem ser prejudiciais à saúde, além de não haver comprovação de segurança e eficácia para essas finalidades”, destaca.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Afinal, quais os riscos do “Chip da Beleza”?
Esses implantes são de aplicação subcutânea, que liberam um hormônio lentamente no organismo. Existem diversos tipos, porém, o “chip da beleza”, é o nome dado aos implantes de gestrinona.
A gestrinona, é um hormônio sintética da progesterona, que visa aumentar a produção de testosterona. No entanto, devido à falta de evidências cientificas da eficácia e segurança do produto, sua suspensão foi decretada.
De acordo com a Anvisa, os principais efeitos colaterais e riscos associados aos implantes hormonais são:
- Elevação do colesterol e triglicerídeos no sangue
- Hipertensão arterial
- Acidente vascular cerebral (AVC)
- Arritmia cardíaca
- Crescimento excessivo de pelos em mulheres
- Queda de cabelo
- Acne
- Alteração na voz
- Insônia
- Agitação
Considerações finais
A ausência da comprovação cientifica de benefícios e segurança no uso dos famosos implantes hormonais manipulados, levou a suspensão preventiva desses produtos.
Não somente a Anvisa, mas, o Conselho Federal de Medicina (CFM) também já havia proibido os chips devida aos possíveis riscos à saúde. Além disso, várias entidades médicas já haviam acionado a Anvisa.
Destacando então, a importância da atuação da Anvisa, visto que, a suspensão da manipulação e venda dos implantes, garante a segurança e saúde da população, principalmente das mulheres.
Veja também mais uma notícia quentinha sobre uma proibição da Anvisa CLICANDO AQUI.