Bolsa Família pode suspender ou bloquear permanentemente benefício por esses motivos
O Bolsa Família ajuda mais de 21 milhões de famílias em todo o Brasil. O maior programa do governo federal exige que o beneficiário tenha uma renda inferior a R$ 218 para poder fazer parte.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mas, hoje nós temos uma informação para quem já faz parte do programa e pode não está atento as regras. Se você é contemplado pelo benefício, é necessário ter cuidado para não ter o dinheiro bloqueado por conta de uma dessas três situações abaixo:
- Informações do Cadastro Único desatualizadas há mais de dois anos
- Divergência com outras bases de dados do governo, principalmente em relação ao valor de renda cadastrado
- Cancelamento da Regra de Emancipação do antigo Auxílio Brasil.
Vale destacar, que conforme informações do Diário Oficial da União, essas são as três situações que mais fazem beneficiários serem barrados ou suspensos no programa. Se você não quer ser um deles, é necessário está sempre com o cadastro atualizado e ter certeza que faz parte da parcela que está apta para recebimento do programa.
O QUE MUDA NO VALE-GÁS?
O Vale-gás é um benefício incluso no programa do bolsa família, que vem deixando a vida do cidadão em situação de vulnerabilidade social, mais tranquila.
Contudo, mesmo que o vale-gás continue em 2024, ele deve passar por algumas mudanças. Vale mencionar que atualmente, o benefício é concedido às famílias de baixa renda, que equivale a 100% do valor médio nacional do botijão de gás de 13 kg.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Porém, a partir de 2024, o percentual do auxílio será reduzido de 100% para 50%, o que com certeza irá trazer prejuízos as famílias, que precisam do benefício para consumir os alimentos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A mudança é justificada pelo término do adicional no Vale-Gás, válido exclusivamente para o ano de 2023. A única maneira de o valor integral continuar a ser pago, é se uma nova Medida Provisória (MP) foi homologada.