Evite que seu Bolsa Família seja bloqueado
O Bolsa Família, sem sombra de dúvidas, é um dos programas do Governo Federal que mais ajudam pessoas em todo o Brasil. Aliás, esse projeto vem sofrendo uma série de adaptações nos últimos meses, onde todas visam atender da melhor forma as pessoas que realmente necessitam.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Sendo assim, o Governo Federal tem realizado um verdadeiro ‘pente fino’ e várias famílias acabaram sendo retiradas do programa ou tiveram o benefício bloqueado. De acordo com informações do portal FDR, são necessárias algumas medidas para evitar a suspensão do Bolsa Família.
O beneficiário pode ter o benefício bloqueado ou cancelado se houver falta de atualização do cadastro ou descumprimento das regras de condicionalidade. Para regularizar a situação, é preciso comparecer ao centro de atendimento do Bolsa Família e do Cadastro Único (CadÚnico).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O aviso sobre o cancelamento ocorre por meio de uma mensagem no extrato bancário, e também é possível consultar a situação do benefício pelo aplicativo do programa. O governo estabelece um prazo médio de 90 dias para o desbloqueio do benefício. Vale lembrar que tudo isso é evitável.
Acontece que o normal é que o beneficiário do Bolsa Família atualize as informações a cada dois anos. Além disso, outro detalhe que pode evitar o bloqueio do programa é o cumprimento das regras de condicionamento do Bolsa Família. O programa faz exigências nas áreas de saúde e educação.
Quais as principais exigências?
- Realização do acompanhamento pré-natal;
- Acompanhamento do calendário nacional de vacinação;
- Realização do acompanhamento do estado nutricional das crianças menores de 7 anos;
- Frequência escolar mínima de 60% para as crianças de 4 a 5 anos, e de 75% para os beneficiários de 6 a 18 anos incompletos que não tenham concluído a educação básica;
- A família deve sempre manter atualizado o Cadastro Único (a cada dois anos).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE